Política

Bellintani não deve se pautar nos maus exemplos do seu grupo, diz líder do PT

Imagem Bellintani não deve se pautar nos maus exemplos do seu grupo, diz líder do PT
Secretário de Neto desafiou Pelegrino em conversa com Bocão News  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/08/2014, às 07h07   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os disparos do deputado Nelson Pelegrino (PT), contra o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que se "apropriou" do discurso do petista, que defendeu no último sábado (24), o alinhamento entre as três esferas de poder para trazer muito mais benefícios para Salvador, ainda rende.

“Da outra vez Serra resolveu montar barraco aqui em Salvador e tomou um cacete. Isso (o discurso) não muda nada. A omissão do governo tucano em relação ao Nordeste é histórica. E não é lançando programa aqui que eles vão reverter. As políticas de Lula e Dilma são vitoriosas, e fez o Nordeste crescer o dobro do país”, disse Pelegrino.

Logo após a declaração do petista, o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Salvador e colaborador na elaboração das propostas do presidenciável tucano Aécio Neves para o Nordeste, Guilherme Bellintani,  procurou a reportagem e questionou o posicionamento do parlamentar. “Eu queria saber de onde Pelegrino encontrou essa informação, porque todas as fontes relevantes com dados econômicos não mostram isso. Eu queria saber se a fonte [de Pelegrino] é a mesma que disse que as obras de recapeamento em Salvador contavam com dinheiro do governo do Estado”, cutucou Bellintani.

Nesta segunda-feira (25), por meio de nota enviada ao Bocão News, o presidente do PT municipal resolveu entrar em campo a favor do colega de partido, e afirmou que o Nordeste foi a macro região que mais se desenvolveu durante os governos do PT e os dados são do IBGE.

"Ao contrario do que ocorreu na gestão tucana/pefelista onde esta população vivia a míngua e com fome. Na época dos governos neoliberais de FHC os nordestinos só tinham como única alternativa migrarem para o sul do país a procura de oportunidades. Hoje o movimento é o inverso, é o de volta para casa, pois a vida por aqui ficou mais fácil", detalha Valadares.

Ainda de acordo com o líder petista, durante a administração de Lula e Dilma o Nordeste foi uma das regiões mais beneficiadas com a política de desconcentração econômica, como nunca visto na história do Brasil.

"A comparação feita revela um maior desenvolvimento desta região em relação às demais. Quando observamos a taxa do trabalho formal o incremento no Nordeste em 2012, comparado com  o ano de 2002, foi de 45%, enquanto no Sudeste foi de 21%. Já os domicílios com serviços de saneamento básico no Nordeste cresceram 38% entre os anos 2002 -2012, contra 10% no Sudeste em igual período. Outro índice importante para a analise do desenvolvimento humano é a média de anos de estudo da população acima de 18 anos, neste item o Nordeste também avançou mais que as outras regiões, teve um aumento de 35% enquanto o Sudeste de 22%. Por sua vez, caiu a taxa de mortalidade na infância entre os menores de 5 anos de idade de 43,3 para 22,1, por cada mil nascido vivo, o que significa uma queda de 49%, taxa que no Sudeste teve uma redução de 23%", acentuou Valadares.

Ele também ressaltou que o crescimento das atividades de serviços, comércio e indústria também saltaram em grandes proporções nestes quase 12 anos. "O secretário  Bellintani,  como o responsável pelo programa de governo de Aércio Neves,  deveria não se pautar pelos maus exemplos que seu grupo político fez na região, pois foram  desastrosos. Deve procurar fundamentos nas teorias de economistas como Celso Furtado e Tânia Barcelar para ver se consegue compreender melhor a realidade deste povo forte", concluiu o presidente do PT.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp