Política

Fraudes no Bolsa família revelam ineficiência de fiscalização do programa

Imagem Fraudes no Bolsa família revelam ineficiência de fiscalização do programa
Filhos de vereadora em Saúde recebiam benefício. Edil diz que foi ‘pega de surpresa’  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/08/2014, às 16h40   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos maiores programas de distribuição de renda no país, o Bolsa Família, foi criado para beneficiar famílias em situação de extrema pobreza, mas no município de Saúde, região de Jacobina, quem recebe o benefício são os filhos da vereadora, Andréia da Silva Santos (PHS). Porém, a edil tomou o cuidado para que a inscrição partisse do município vizinho de Caldeirão Grande, e em nome de um parente.



A família foi incluída no programa em 30 de julho de 2010. Outros dois parentes da vereadora foram cadastrados. Com um salário de cerca de R$ 5 mil, a edil declarou à Caixa Econômica Federal renda per capita de R$ 5. O recurso foi suspenso em junho deste ano, quando a denúncia chegou à Câmara de Vereadores. O edil Reginaldo Duarte (PRP) protocolou o caso no Ministério Público que investiga a fraude.

No documento abaixo é possível identificar os filhos da vereadora, mas por serem menores de idade a reportagem não publicará os nomes. 


Os filhos da vereadora moram e estudam em Saúde, contrariando um dos itens exigidos no programa federal. Ainda de acordo com o vereador, as crianças estudam em uma escola particular e moram com os pais.


Ao contatar a vereadora, a mesma disse que não sabia do caso. “Fui pega de surpresa, isso não existe”. Questionada então se a documentação exibida pelo banco era falsa, a mesma desligou o telefone e a reportagem não conseguiu mais contato.



A prefeitura de Caldeirão Grande publicou nota de esclarecimento negando o envolvimento no caso e garantindo a investigação da fraude. “É importante destacar, inicialmente, que nenhum dos casos que culminaram as denúncias citadas, tiveram seus cadastros efetuados na atual administração, o Município de Caldeirão Grande tomou todas as providências cabíveis para verificação dos fatos. Vale ressaltar, ainda, que o papel do município dentro do Programa Bolsa Família é realizar a manutenção do cadastro das famílias dentro do Sistema oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e, tanto a liberação como o bloqueio e cancelamento dos benefícios sociais são de competência exclusiva do MDS através do próprio sistema. Não havendo, assim, a possibilidade do Município interferir na oferta dos mencionados benefícios. Desta forma, não há que se falar em qualquer tipo de fraude ou esquema que tenha utilizado a máquina municipal para burlar o sistema ou mesmo fornecer benefícios indevidamente, uma vez que sempre seguimos todas as regras e orientações oriundas do MDS”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp