Política

Presidente do PT Salvador afirma que Neto se esqueceu do programa de governo

Imagem Presidente do PT Salvador afirma que Neto se esqueceu do programa de governo
Edson Valadares apela para o bom senso quando fala sobre a entidade metropolitana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/07/2014, às 19h30   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, também entrou na polêmica sobre a criação da Entidade Metropolitana de Salvador e a não participação do prefeito da capital baiana ACM Neto (DEM).

Durante a inauguração do comitê central da chapa “Pra Bahia Mudar Mais”, na última sexta-feira (18), o dirigente criticou a postura do gestor municipal: ACM Nete está tomando esta atitude por causa do processo eleitoral, porque ele precisa construir essa imagem de enfrentamento.

Especializado em Planejamento Urbano, Edinho – como é chamado – contextualiza a criação da entidade metropolitana quando afirma que outras regiões no país também têm um colegiado similar. “Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, até a Baixada Santista tem. Isso porque a convivência é de todas as cidades que compõem o cerco”.

De acordo com dirigente partidário, o erro histórico. “Passamos 40 anos sem uma entidade metropolitana. Os governos passados não tiveram a coragem e nem o interesse de fazer isso. A Conder quando foi criada funcionava como uma entidade metropolitana. Mas ela era limitada, fazia apenas o debate com relação às obras urbanísticas”.

Para ele, a necessidade de se pensar a integração da região metropolitana é ponto pacífico. Quanto a atitude de Wagner, ele pondera que “me parece que o governador não encaminhou (a carta) neste sentido (de exigir). Ele não pode dizer que a prefeitura não vai fazer e não foi isso que ele fez. Ele fez um pedido para que a prefeitura fizesse uma reflexão para considerar a instituição que vai fazer a aglutinação metropolitana, mas em momento algum o governador disse que era para interferir. Tudo isso é deve ser regido pelo bom senso e a entidade metropolitana é a busca do entendimento”.

O presidente municipal do PT sobe o tom quando instado a comentar a politização do assunto, segundo ele, Neto não deve fazer isso porque deve se lembrar do programa de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral quando da candidatura à prefeitura de Salvador em 2010. “ACM Neto colocou no programa de governo dele que trataria a questão da mobilidade de forma metropolitana. A questão da mobilidade urbana é, antes de mais nada, uma questão metropolitana. Vamos tratar nessa escala, foi o que ele se comprometeu a fazer”.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp