Política

PCdoB lamenta falta de diálogo para escolha do vice

Imagem PCdoB lamenta falta de diálogo para escolha do vice
Partido enviou nota à imprensa ressentido por não ter sido ouvido  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/03/2014, às 11h46   Luiz Fernando Lima (twitter @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques Wagner não anunciou o indicado para compor a chapa majoritária na condição de vice. Contudo, tudo leva a crer que o deputado federal João Leão (PP) será o escolhido.

Embora ainda não tenha sido oficializa, há um entendimento de que será o parlamentar mesmo. Com isso, começam a pipocar informações de bastidores e oficiais.

À reportagem do Bocão News foi informado que o próprio Jaques Wagner teria dedicado parte do dia para informar os aliados da definição.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi um dos que conversaram o comandante do processo, no entanto, o ex-ministro do Trabalho garante que nenhum nome foi cravado.

A secretaria estadual do PCdoB enviou nota à imprensa a respeito da definição. Nada foi dito a respeito de uma eventual conversa, mas o texto não é de um aliado satisfeito com a opção.

Na nota oficial consta que o partido realizará uma reunião para discutir a nova conjuntura política, não se fala em rompimento, mas não se confirma apoio incondicional.


Confira a nota

O PCdoB é um partido aliado histórico dos projetos que estão mudando a Bahia e o Brasil num rumo progressista. Estivemos nas primeiras campanhas, em momentos de muitas dificuldades, com Lula e Wagner. Somos os que "comeram poeira", como costuma dizer o Governador da Bahia, os parceiros de primeira hora que ajudaram a construir a vitória política e eleitoral no Estado contra as forças do atraso. Integramos o governo desde o primeiro mandato, com seus quadros dedicando todos os esforços para uma gestão democrática, eficiente e de inclusão social.

O partido está estruturado em 407 municípios, tem 224 vereadores, 13 prefeitos, 23 vice-prefeitos, dois deputados federais, três estaduais e a maior militância nos movimentos sociais espalhada no Estado.

No processo de discussão sobre a montagem da chapa majoritária do campo do governo para a próxima eleição, o PCdoB apresentou ao governador, líder credenciado para conduzir as articulações, ao candidato Rui Costa, aos partidos políticos e à sociedade a proposta de que ela deveria ter um perfil progressista, que demonstrasse ao eleitorado, especialmente aquele que nos acompanha desde o início da virada política na Bahia, um rumo de mais avanços na próxima administração.

Indicamos a ideia de o nome do vice ser do sexo feminino, com prestígio político reconhecido, ter vínculos com os movimentos sociais e entidades representativas da sociedade civil organizada como forma de aglutinar amplas parcelas do povo na campanha. Dissemos que o critério para definição não deveria absolutizar o tamanho de bancadas ou número de prefeitos, mas levar em conta aspectos outros, republicanos, para que o perfil progressista da chapa não ficasse comprometido.

Houve a decisão diferente, sem a presença do sexo feminino tão reivindicada pelos que lutam pelo protagonismo das mulheres na política, resultando numa chapa que pode transparecer para parcelas da população como de cunho conservador. Havia um entendimento de que os partidos seriam consultados sobre as decisões finais de composição da chapa, o que não ocorreu conosco.

O PCdoB, aliado histórico, lamenta o fato de não ter sido ouvido sobre o desfecho e nem consultado sobre acertos outros que vem sendo divulgados pela imprensa, com os quais não temos concordância. No dia 24 de Março, próxima segunda-feira, haverá reunião ordinária do Secretariado Estadual quando haverá um debate de atualização política do cenário baiano.

Publicada no dia 20 de março de 2014, às 19h57

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp