Política

MPE pede multa para Lula por propaganda eleitoral antecipada a favor de Boulos; saiba valor

Reprodução | Twitter
Promotor eleitoral acusou Lula de fazer propaganda eleitoral antecipada  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Twitter
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 17/05/2024, às 12h03



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser multado após pedir votos para Guilherme Boulos (PSOL), no dia 1º de maio. O Ministério Público Eleitoral (MPE) fez uma solicitação à Justiça alegando que ele teria feito propaganda eleitoral antecipada a favor do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. 

O MPE pede que o presidente pague R$ 25 mil e que Boulos pague pelo menos uma multa acima de R$ 5 mil, que é o valor mínimo exigido, mas não especificou quanto. De acordo com a CNN, o pré-candidato seria “beneficiário direto”. 

O  promotor eleitoral Nelson dos Santos Pereira Júnior foi o responsável pela solicitação que foi feita à Justiça na última quarta-feira (15). Na ação, ele destacou que um “pedido explícito de voto” foi feito por Lula durante um evento público. 

Segundo ele, o presidente “exerceu forte influência sobre os eleitores que irão às urnas nas próximas eleições municipais”. Nelson ainda acrescentou que a fala de Lula foi transmitida também em seu canal do Youtube, aumentando o alcance. 

A defesa do presidente rebate que não foi feita campanha antecipada e afirma que ele apenas fez “mera menção à pretensa candidatura, a exaltação de qualidades pessoais de um pré-candidato e a divulgação de posicionamento pessoal”.

Enquanto isso, advogados de Boulos alegaram que ele “não comprovou haver o prévio conhecimento” sobre o que Lula iria comunicar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp