Política

Jerônimo liga alerta após estudo preocupante e explica ações na Bahia para evitar tragédia semelhante ao RS

Joilson Cesar / BNews
O governador destacou entre as ações a criação de encostas em Salvador e diversas cidades do estado  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar / BNews

Publicado em 20/05/2024, às 09h41   Daniel Serrano e Tiago Di Araujo



A tragédia no Rio Grande do Sul tem ligado o alerta para muitas cidades no Brasil. Um estudo oordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramentomapeou 1.942 municípios vulneráveis a tragédias ambientais associadas a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações.

Nesse levantamento, a Bahia foi considerado do estado com maior proporção da população em áreas de risco. Na manhã desta segunda-feira (20), durante entrega de veículos para transporte escolar no interior do estado, o governador Jerônimo Rodrigues se mostrou preocupado com o estudo.

"Soube que saiu um relatório final de semana, eu não conhecia, Heber [Defesa Civil] também não tinha conhecimento disso, da situação de estados com riscos, não de chuvas, mas de riscos caso aconteça algum tipo de chuva excessiva, alguns estados que tem localidades com risco, e eu pedi para que eles pudessem me apresentar, porque o PAC que o presidente Lula anunciou agora, são para ações emergenciais", iniciou.

O gestor destacou que a criação de encostas é um dos principais marcos das ações em combate aos danos que podem ser causados pelas chuvas. "A gente sempre procura indicar as encostas naqueles locais que já estão com riscos [...] debruçarei essa semana ainda para nos prepararmos para ações preventivas. Nós vamos continuar colocando recursos. O Wagner e o Rui, principalmente, fez muitas encostas e muitas em Salvador. Então, nós sabemos que temos lugares, por exemplo, Teolândia, Ilhéus, Itabuna, tem muitas encostas e nós estaremos também fazendo um plano de ação para investir nessas regiões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp