Infraestrutura

Axxo e duas empresas paulistas vão explorar a Estação da Lapa

Imagem Axxo e duas empresas paulistas vão explorar a Estação da Lapa
Apenas um consórcio apresentou proposta para administração do local nos próximos 35 anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/10/2014, às 09h27   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Nos próximos 35 anos, três empresas vão operar a Estação da Lapa, uma das maiores da capital baiana, com mais de 420 mil usuários por dia. Apenas um consórcio se apresentou na tarde desta segunda-feira (20). O consórcio Nova Lapa integra três empresas: as paulistas Socicam e Participa e a baiana Axxo Construtora. De acordo com o secretário de Urbanismo e Transporte (Semut), Fábio Mota, a estação estará funcionando a pleno vapor em 2016.

Antes do início das obras, a Semut ainda deve avaliar a proposta comercial, técnica e de habilitação das empresas daqui a oito dias. Caso as informações sejam condizentes ao edital, em 30 dias o contrato será assinado, tendo o consórcio 120 dias para iniciar as primeira etapa de obras. Mota não vê problemas em apenas um consórcio demonstrar interesse na exploração. “Não importa se são 10 ou três, o importante é que elas cumpram com o que colocamos no edital”, reforça.



Abertura do envelope nesta segunda-feira

A partir da assinatura, o consórcio assume a segurança, limpeza, iluminação e toda a manutenção do equipamento. A previsão do gestor dos Transportes é que em março de 2015 as obras sejam iniciadas, tendo um ano para a conclusão.

Em contrapartida aos R$ 13 milhões investidos pelo consórcio Nova Lapa, um shopping de compras será construído dentro do equipamento, sendo que ao final do contrato, tanto a estação quanto o shopping se integram ao patrimônio público municipal. “Essa é oportunidade que Salvador terá de obter um equipamento com mais conforto, a nível da terceira maior capital do país”, garante Mota.

O presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara de Salvador, Euvaldo Jorge (PP) também acompanhou o processo e considerou positiva a parceria público-privada. “Salvador ainda é uma cidade pobre, que precisa de parcerias para os investimentos necessários que mudem a cara da cidade, da nossa realidade", disse.

Empresas

A Socicam opera 22 terminais urbanos no Paraná e 34 em São Paulo, entre eles, um dos maiores da capital paulista, o Terminal Parque Dom Pedro II. Já a baiana, Axxo Construtora é especializada em obras de infraestrutura, como o mercado do Rio Vermelho, o prédio do Ministério Público e Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo de Salvador e outras no interior do estado.

Terminal do Aquidabã


O único equipamento de tranporte ainda sob a responsabilidade da prefeitura é o terminal de passageiros do Aquidabã. De acordo com o secretário, o local passa por intervenções pequenas como limpeza, iluminação e manutenção.


Leia também:

Prefeitura lança edital para licitação da Lapa até a próxima sexta



Publicada no dia 20 de outubro de 2014, às 18h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp