Infraestrutura

Novos ferries já chegam velhos à Salvador

Imagem Novos ferries já chegam velhos à Salvador
Embarcações usadas ainda terão que passar por reparos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/08/2014, às 09h16   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp



As duas novas embarcações que complementarão o sistema ferry-boat já estão em Salvador, mas os baianos ainda terão que aguardar 120 dias para a operação completa dos ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares.

O atraso, que já perdura quase um ano após a compra das embarcações por duas empresas da Grécia, é por conta dos reparos que devem ser feitos pelas empresas gregas até a operação final. "
Qualquer coisa adaptações são por custos da empresa. Durante 120 dias fica trabalhando juntamente com a concessionaria daqui", garante o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. 

De acordo com Cavalcanti, o custo dessa manutenção será por conta dos gregos. A assessoria da secretaria não soube informar quantos anos de uso as embarcações possuem, mas é perceptível os pontos de ferrugem, com mãos de tinta a grosso modo. Os novos ferries custaram aos cofres públicos R$ 54,9 milhões - custo superior ao de mercado. 

Os dois novos ferries comportarão 350 veículos e 3,1 mil passageiros, o que segundo Cavalcanti possibilitarão mais conforto e rapidez aos usuários.  


Mesmo com um estado de conservação indesejado das novas embarcações, Cavalcanti garantiu que as nove embarcações - Anna Nery, Ivete Sangalo, Pinheiro, Agenor Gordilho, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu - estarão funcionando no final do ano, quando a demanda é maior.

"Estado de conservação nas vistorias feitas pelos técnicos brasileiros contratados na Grécia eram altamente satisfatórios mas agora serão repetidas em águas brasileiras, pelas normas brasileiras e receber a bandeira definitiva brasileira. Somente após isso será feito o pagamento final", reforça.

Operação assistida

Durante os 120 dias de recuperação das embarcações, o sistema fará operações assistidas. De acordo com o secretário, em algum momento, a população pode ser beneficiada com viagens gratuitas. "Provavelmente os ferries farão algumas viagens em testes. Será uma surpresa. Mas a partir do momento que eles chegarem já serão viagens cobradas". Cavalcanti ainda garantiu que não haverá aumento das tarifas para as embarcações, já que elas são maiores em vagas para carros e passageiros. 


Publicada no dia 18 de agosto de 2014, às 17h13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp