Política

Governo Lula pretende criar novo feriado nacional; saiba qual

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Deputados da base do presidente querem aprovar projeto que transforma o Dia da Consciência Negra em feriado nacional  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 31/10/2023, às 06h31 - Atualizado às 06h50



Alguns líderes da base aliada do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados estão se movimentando para buscar a aprovação da criação de mais um feriado nacional. Trata-se de um projeto que cria mais um feriado no mês de novembro. Este seria no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que teve o pedido de votação com urgência feito na última segunda-feira (30).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No penúltimo mês do ano, há dois feriados: Dia de finados (02/11) e a Proclamação da República (15/11). Por isso, alguns deputados do PT, Psol, MDB, PP e UB estão querendo instituir o Dia da Consciência Negra (20/11) como mais um feriado nacional. Esse é um projeto de autoria do deputado baiano Valmir Assunção (PT) e tramita na 'Casa Baixa' desde 2015 tendo, inclusive, passado por várias comissões na Casa.

Para que o feriado já possa ser 'comemorado' em 2023, os parlamentares fizeram um movimento ousado. Eles enviaram um requerimento com regime de urgência que, caso seja aprovado, fará a proposta ser votada diretamente no plenário. Isso quer dizer que o texto poderá ser votado sem a necessidade de validação por outras comissões temáticas.

Novo feriado

De acordo com o texto apresentado pelos deputados, o dia 20 de novembro seria feriado em todo o território nacional. Atualmente a data é feriado apenas em alguns estados brasileiros, como ocorre em São Paulo.

Caso seja aprovado, o terceiro feriado em novembro pode criar um 'super feriado'. Isso porque existe a possibilidade do feriado da Proclamação da República caia, em algum momento, em uma quinta-feira. Com isso, contando com alguns 'enforcamentos' os brasileiros poderiam ter até seis dias de folga. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp