Política

Governo entrega 19 rabecões e assina contrato para digitalizar acervo do DPT

Domingos Júnior / BNews
Medida visa agilizar a consulta de toda a documentação já realizada pelo Departamento  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews

Publicado em 26/03/2024, às 10h13   Rebeca Silva e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Bahia, através da Secretaria da Segurança Púbica (SSP), entregou, na manhã desta terça-feira (26), 19 rabecões e assina contrato para que todo o acervo do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) seja digitalizado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Marcelo Werner, a digitalização do DPT é uma forma de evoluir e fortalecer a criminalística em todo o Estado. O titular da SSP revelou ainda que a pasta também vem utilizando um software para a emissão de um laudo digital.

“A gente vai digitalizar todo o acervo do DPT. Estamos trabalhando também num software para a emissão de um laudo digital, com certificação digital. Estou cobrando da equipe para que a gente possa entregar o mais rápido possível para que a gente acabe com o papel”, disse Werner.

“Isso é fundamental para que a gente possa evoluir, para que a gente tenha um propósito de fortalecer a criminalística. A gente festeja muito a assinatura deste contrato e quero, até o final do ano, pode festejar a assinatura de todos os outros contratos de todo o acervo do Departamento de Polícia Técnica”, acrescentou.

Já a diretora-geral do DPT, Cecília Bandeira, destacou que os novos aparelhos vão dar mais celeridade aos casos investigado pelo departamento, especialmente no interior do Estado.

“A partir de agora, estamos melhor aparelhados para prestar um atendimento célere e humanizado, o que nos dá a certeza de que, de uma forma, estamos amenizando a dor e o sofrimento deste momento. Em nossas unidades no interior, essa renovação é fundamental”, afirmou Bandeira.

“Aqui nas metrópoles é mais tranquilo, mas no interior do Estado nós daqui da sede nem sempre temos a ideia real dos desafios das nossas equipes de perícia enfrentam e, por isso, o nosso compromisso de fortalecer é um projeto prioritário de fortalecer a interiorização da perícia e esse projeto faz parte disso”, emendou.

A diretora revelou ainda que a digitalização será importante para facilitar a consulta dos cerca de 4,9 milhões laudos periciais catalogados na DPT, além de proteger do risco de incêndio ou qualquer outro incidente.

“Temos uma sala com 4,9 milhões de laudos periciais e, de forma recorrente, nos é solicitado uma segunda via para as autoridades requisitantes. Então, o acesso mais rápido a esse acervo vai diminuir o nosso tempo de resposta para as autoridades requisitantes e isso se reflete em todos os processos investigativos. Além do mais, é uma questão de segurança. É um patrimônio da perícia, que não podemos deixar sob o risco de um incêndio ou qualquer outro fortuito. Além disso, uma parte fundamental: esses laudos vão ser integrados ao novo sistema de laudos periciais, que vai ser totalmente eletrônico”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp