Geral

Rômulo Almeida pode ser nome de praça na Pituba

Imagem Rômulo Almeida pode ser nome de praça na Pituba
Economista baiano foi um dos idealizadores do Polo Petroquímico de Camaçari  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/09/2014, às 20h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A praça pública localizada entre as ruas Guillard Muniz, Alexandre de Humboldt e das Angélicas, no bairro da Pituba pode receber o nome do economista baiano Rômulo Almeida. Este ano é comemorado o centenário do baiano. A proposta é do vereador Waldir Pires (PT) e classificou como notável a participação do economista na idealização do Polo Petroquímico de Camaçari, do Porto e do Centro Industrial de Aratu, “que hoje são as bases da indústria baiana e que levou o Estado para a era da industrialização, para a efetivação do nome.

Rômulo Almeida nasceu em Salvador no dia 18 de agosto de 1914 e faleceu em Belo Horizonte, no dia 23 de novembro de 1988. Em 1933 formou-se pela Faculdade de Direito da Bahia, mas logo passou a atuar nas áreas de planejamento e desenvolvimento econômico, revelando-se como importante político, economista e professor brasileiro. Em 1946 atuou como assessor da Comissão de Investigação Econômica e Social da Assembleia Nacional Constituinte.

No início dos anos 1950, Rômulo Almeida atuou como economista da Confederação Nacional da Indústria e filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). No segundo governo Vargas, em 1951, integrou o Gabinete Civil da Presidência da República, tendo sido encarregado de organizar a Assessoria Econômica da Presidência da República. Após o suicídio do presidente, em 1954, demitiu-se do cargo.

Em outubro de 1954 elegeu-se deputado federal pela Bahia, pelo PTB, deixando o mandato para assumir o cargo de secretário da Fazenda da Bahia. Em 1955 criou e presidiu a Comissão de Planejamento Econômico (CPE) e em 1957 o Fundo de Desenvolvimento Agroindustrial da Bahia, até ser nomeado vice-presidente da Rede Ferroviária Federal. No período de 1957 a 1959 reorganizou o Instituto de Economia e Finanças da Bahia e nesse último ano, já durante o governo de Juracy Magalhães, foi secretário para Assuntos do Nordeste.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp