Política

Flávio Dino demite delegado da PF; saiba motivo

Flávio Campanato / Agência Brasil
Wallace Fernando Noble Santos Soares já havia sido afastado em maio deste ano dos quadros da PF  |   Bnews - Divulgação Flávio Campanato / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 22/09/2023, às 11h56



O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, demitiu nesta sexta-feira (22) o delegado da Polícia Federal (PF) Wallace Fernando Noble Santos Soares. Ele é acusado de cobrar propina para proteger empresários da área de saúde investigados pela PF no Rio de Janeiro.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Soares e outro delegado da PF  recebiam cerca de R$ 5 mil para repassar detalhes sobre investigações e impedir que elas atingissem empresários que participavam de esquemas de fraude.

Ele foi denunciado em 2020 junto com o também delegado da PF Lorenzo Martins Pompilio da Hora e os empresários Marcelo Freitas Lopes, Durival de Farias, Dulcinara de Farias, Victor Duque Estrada Zeitune e Marcelo Guimarães. Todos foram acusados pelas práticas dos crimes de corrupção, lavagem de ativos e organização criminosa.

Em outra investigação, o delegado teria recebido R$ 480 mil em propina para arquivar as investigações.

Esta foi a segunda demissão de Soares apenas este ano. Em maio, ele foi desligado dos quadros da PF, também por acusações de corrupção. A medida faz com que ele fique impossibilitado de voltar a atuar na PF caso os efeitos da primeira demissão sejam revertidos por decisão judicial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp