Eleições

Após cassação de prefeito, Rio do Antônio terá novas eleições em dezembro

Imagem Após cassação de prefeito, Rio do Antônio terá novas eleições em dezembro
Demista perdeu mandato por compra de votos nas eleições de 2012  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/09/2014, às 20h00   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A população de Rio do Antônio, na região de Brumado, voltará às urnas no dia 18 de dezembro. Após a cassação do mandato do prefeito Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, e de seu vice, Murilo Marcondes Dias Martins (PSB), novas eleições serão realizadas. Os gestores foram cassados por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) nas eleições de 2012. A ação foi movida pelo segundo colocado nas eleições, José de Souza (PV), o Deca.

À época, moradores da cidade filmaram o demista oferecendo tratores em troca dos votos. Segundo o verde, os vídeos foram entregues ao derrotado, que encaminhou as provas ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que julgou procedente na semana passada. Ao Bocão News, Deca contou que a cidade está abandonada. “Eles tinham o poder da máquina pública nas mãos e por isso acharam que iam ganhar comprando votos, manipulando as pessoas. Nossa cidade está abandonada, tanto a Saúde como a Educação”, completa.


Até o momento, apenas o verde é candidato ao pleito em dezembro. Ao eleitor só basta votar em branco ou nulo, caso discorde da opção. Rio do Antônio possui 11.216 eleitores, entre a sede e zona rural. “Estou muito confiante porque fizemos uma boa campanha, sem dinheiro, e mesmo assim tivemos um bom posicionamento”, afirma o verde.

Enquanto isso, quem assume a cadeira municipal é o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Martins (PP), empossado nesta sexta-feira (19).

Prefeito cassado

Condenado por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) nas eleições de 2012, o gestor e o seu vice, Murilo Marcondes Dias Martins (PSB), cujo mandato também foi cassado, deverão ficar inelegíveis pelo período de oito anos, de acordo com a decisão de relatoria do Juiz Saulo Casali, membro do TRE à época.

O Tribunal considerou que o prefeito incorreu no crime de captação ilícita de sufrágio mediante o oferecimento de dinheiro e serviços de trator a eleitores. Em um dos vídeos apresentados pela acusação, o próprio Celinho aparece, acompanhado de um correligionário, na porta da casa de uma eleitora, acertando com ela a oferta do serviço de dez horas de trator.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp