Eleições

Candidatos avaliam primeiro mês de campanha ao governo do estado

Imagem Candidatos avaliam primeiro mês de campanha ao governo do estado
Atividades e pesquisas agitaram a política baiana desde o início da corrida eleitoral  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/07/2014, às 20h55   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Reuniões, comícios, caminhadas, comitês. O primeiro mês de campanha oficial dos candidatos aos governo do estado chega ao fim e é o momento de reavaliar as ações. Neste primeiro mês, os postulantes ao Palácio de Ondina preferiram se concentrar em angariar apoios e pouco fizeram o corpo a corpo. Em meio às atividades, pesquisas eleitorais que balançaram a política baiana. Resultados que surpreenderam governistas e opositores. Ao Bocão News, os concorrentes fizeram uma breve avaliação dos primeiros momentos desta campanha.

A senadora Lídice da Mata (PSB) comemora um mês vitorioso. “Este primeiro mês foi plenamente vitorioso. Estamos em um movimento ascendente e ganhando aderência nas redes sociais e eleitores espontâneos. Agora vamos manter nossas atividades e interiorizar mais a nossa campanha”.

O candidato pelo Psol, Marcos Mendes, ressaltou a importância do primeiro mês para ‘romper a inércia’. “Estruturamos o nosso programa de governo participativo entendendo as questões de cada região, organizando as ações. Fizemos as caravanas que foram muito importantes. Podemos dizer que nossa campanha está ‘bombando’. As pessoas estão aderindo à nossa campanha, vendo em nós a última alternativa de mudança. Nós somos a verdadeira oposição”.

O oposicionista Paulo Souto (DEM) já visitou 45 municípios e reafirmou que a população deseja mudança. “Neste primeiro mês de campanha já visitamos 45 cidades, incluindo as atividades em Salvador. O desejo e o sentimento de mudança do povo baiano ficaram evidentes para mim nesses encontros. O carinho e a confiança manifestados me encheram de entusiasmo e determinação para seguir esta caminhada com bastante otimismo na vitória”.

Apesar de ter sido a última candidata ao governo e com o menor tempo de exposição, Renata Mallet (PSTU) também comemora as intenções de voto. “Todos os dias estamos recebendo mensagens de apoio à nossa candidatura, o que mostra que os trabalhadores e os jovens da Bahia querem mudar. Estamos apresentando incansavelmente um programa socialista para transformar a Bahia e nossa avaliação é de que este programa está sendo bem aceito. Não temos medo de falar a verdade, dizemos claramente que nossa candidatura tem um lado, o lado dos trabalhadores, e as pessoas tem gostado, pois o povo está cansado da velha política."

O mais polêmico e rechaçado dos postulantes, Rogério Da Luz (PRTB) parece não ligar para as posições contrárias ao seu projeto de governo. Neste primeiro mês, o candidato apostou em angariar apoios. “Fizemos muitas reuniões de lideranças, associações e conseguimos muitos apoios importantes. A partir de agora o contato será com o público que quer e precisa de mudanças nesse estado”.

Apesar de aparecer em terceiro lugar nas última pesquisa Ibope, o candidato governista, Rui Costa (PT) não perde a esperança e acredita na vitória. “A minha avaliação é bastante positiva. Percorrendo a Bahia, intensificando as atividades de campanha a cada semana, percebo a receptividade da população. Nos últimos dois finais de semana a Caravana 13 percorreu 21 municípios, mantendo contato direto com os eleitores. Nos comícios de Ribeira do Pombal, Lapão e São Francisco do Conde reunimos milhares de pessoas. Nas caminhadas por bairros de Salvador testemunhamos a recepção calorosa do povo. Ver a multidão acompanhando a gente é uma felicidade e dá a certeza de que iremos crescer e vencer a eleição. A partir dos debates e do horário eleitoral teremos a oportunidade de ampliar a divulgação de nosso projeto para toda a Bahia. Temos as melhores propostas e a certeza de que o povo baiano não quer retroceder”.




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp