Eleições

Candidatos apostam em redes sociais para alavancar campanha

Imagem Candidatos apostam em redes sociais para alavancar campanha
Partidos nanicos apresentam menor índice de aquisição em páginas oficiais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/07/2014, às 20h24   Djalma Júnior (Twitter: @djalma88)


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O mundo moderno, principalmente dentro das redes sociais, exige atenção e disposição das pessoas que buscam crescimento pessoal e profissional. E que tal se isto for usado no ramo da política? É o que buscam alguns dos candidatos ao Governo da Bahia durante a campanha eleitoral 2014.



Além do tradicional boca-a-boca, dos famosos ‘santinhos’, das placas e faixas espalhadas pelo estado, carreatas e caminhadas, os concorrentes à vaga ao Palácio de Ondina lutam pelo espaço no mundo das redes sociais que agregam mais usuários na atualidade: o Facebook e o Twitter.
A reportagem realizou uma busca pelas páginas oficiais* dos candidatos para saber quem estaria liderando, ao menos nas redes, suas campanhas no campo virtual.

No Facebook, considerada a rede social de maior relevância no país o candidato Rui Costa (PT) lidera com mais 170 mil curtidores, seguido dos mais de 68 mil do candidato democrata, Paulo Souto. Logo depois, Lídice da Mata (PSB) apresenta pouco mais de 61 mil curtidas em sua página.

O perfil do candidato pelo Psol, Marcos Mendes apresenta mais de 11 mil pessoas. Rogério Tadeu da Luz atualmente possui aproximadamente 4.799 “curtis” e na última posição está Renata Mallet com exatos 3.113 curtidores.

Quando alguns dados são analisados no microblog Twitter, que segundo estudos, estaria em segundo lugar na sua utilização no país, alguns candidatos aproveitam os números de seguidores e afinam suas propostas. Na liderança está Lídice da Mata, com quase 11 mil pessoas. O candidato petista, Rui Costa, possui pouco mais de 6.100 seguidores, seguido por Paulo Souto com 4.475 twitteiros.  

Mas, os partidos nanicos parecem não demonstrar grande importância ao microblog. Na página de Da Luz são encontrados apenas 65 seguidores. Já Renata Mallet e Marcos Mendes não apresentam perfis no Twitter.  

Para o publicitário e especialista em Potenciais da Imagem pela Universidade Federal da Bahia, Helder Vieira, existe uma grande diferença entre as propagandas tradicional e política. Para Vieira, as redes sociais chegam num momento muito interessante e usa como exemplo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se elegeu utilizando a internet como grande ferramenta.

Mas Vieira diz ainda que na campanha política brasileira, não existe tanto respeito quanto nas campanhas norte-americana. “O Facebook ou Twitter, entre outras redes, fazem parte do famoso ‘correr atrás’ para os candidatos. Numa campanha virtual existe a possibilidade da segmentação, o que auxilia no crescimento eleitoral do candidato. Isto faz muita diferença, para quem sabe fazer”, explicou.

*Busca realizada até às 19h05 do dia 29 de julho de 2014.

Classificação Indicativa: Livre

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