Política

Décio Martins analisa decisão de Barroso sobre piso da enfermagem

Joilson César/BNews
Secretário de Saúde de Salvador ressalta que não existe suporte financeiro para municípios e estados suprirem a alteração  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 08/09/2022, às 11h02   Redação BNews com informações do repórter Thiago Conceição



Anunciado em março como substituto de Léo Prates na Secretaria Municipal de Saúde, Décio Martins está há seis meses no cargo, quando deixou de ser subsecretário da pasta desde janeiro de 2021. Atual comandante do setor, o gestor avaliou a insatisfação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem por causa da suspensão da lei que estabeleceu um novo piso salarial à categoria.

Ciente das demandas das cidades e estados do Brasil, Martins destacou, em discurso feito na manhã desta quinta-feira (08), que, na lei, não existe o repasse necessário para que as localidades tenham suporte financeiro capaz de atender a essa demanda. 

“O impacto somente no hospital municipal de Salvador seria de 2 milhões e 200 mil reais, quase 25 milhões de reais por ano, fora as UPAS que são terceirizadas, mas não têm rede própria. De certa forma o único impedimento é o repasse necessário para que os municípios possam cobrir o pagamento desses comissionados”, disse Décio Martins.

O novo secretário da pasta teve seu anúncio oficializado pelo prefeito Bruno Reis durante a entrega do Centro de Saúde Periperi. Por outro lado, Léo Prates, recentemente, se candidatou ao cargo de deputado federal pelo PDT para as eleições de outubro deste ano.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp