Política

Com Lula, confiança dos brasileiros no presidente tem maior nível desde 2012, diz pesquisa

Domingos Júnior / BNews
O levantamento aponta para uma melhora na percepção dos brasileiros sobre o chefe do Executivo após saída de Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 18/07/2023, às 11h10


FacebookTwitterWhatsApp

A confiança dos brasileiros no presidente da República alcançou o seu maior nível desde 2012. É o que diz a pesquisa Índice de Confiança Social (ICS), série anual de levantamentos desde 2009 pelo Ibope e mantida pelo Ipec.

De acordo com a pesquisa, Lula alcançou a marca de 50 pontos em uma escala de zero (nenhuma confiança) a cem (muita confiança). O número é nove pontos a mais do que foi registrado em 2022, último ano de governo de Jair Bolsonaro.

O índice do Ipec atribui notas de zero a cem para 20 instituições. O presidente da República ainda aparece na parte de baixo do ranking, na 16ª posição, apesar da melhora registrada em 2023.

O petista atingiu o seu maior índice de confiança na região Nordeste, onde ele atingiu a marca de 66 pontos. Essa foi a única região onde Lula teve mais votos do que Bolsonaro no segundo turno das eleições do ano passado.

Por outro lado, o petista tem os níveis mais baixos de confiança entre eleitores das classes A e B (39 pontos) e entre os evangélicos (43), grupos que deram um grande apoio a Bolsonaro em 2022.

O início da gestão Lula também desperta mais confiança no eleitorado do que Bolsonaro. O atual governo atingiu a marca de 52 pontos, cinco a mais do que em 2022 e dois pontos superior do que foi registrado em 2019, primeiro ano do mandato bolsonarista.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas de 127 municípios entre os dias 1° e 5 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o percentual de confiança de 95%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp