Política

Deputado recebe ‘bênção’ de Jair Bolsonaro e atrapalha plano de Elmar Nascimento para presidência da Câmara; entenda

Divulgação
Com votação prevista apenas para fevereiro de 2025, depitados já se articulam para substituir Arthur Lira na presidência da Câmara  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 16h27 - Atualizado às 16h28


FacebookTwitterWhatsApp

Com data para anunciar o possível candidato que irá apoiar na sua sucessão, Arthur Lira (PP) já conta com menos um entrave na escolha do nome. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou de ideia em relação ao presidente do Republicanos, Marcos Pereira.

Segundo informações da colunista Bela Megale, Bolsonaro decidiu apoiar o republicano e retirou o entrave dado a Lira em relação a Marcos. A situação teria sido resolvida há cerca de 20 dias, quando os dois tiveram um encontro para acertar os ponteiros.

Para aliados Bolsonaro havia confesso não se agradar com o nome de Marcos, devido à aproximação dele com o presidente Lula (PT). Por causa disso, Bolsonaro havia pedido a Lira que não o apoiasse, mas voltou atrás após conversa com o republicano.

A 'bênção' de Bolsonaro para Marcos Pereira reflete diretamente nos planos do baiano Elmar Nascimento (UB). Até então favorito a levar o apoio de Lira, com o caminho livre para Marcos, Elmar terá que lidar com a resistência dos aliados de Lira.

Interlocutores apontam que o pepista tem sido aconselhado sobre a possibilidade de ficar 'desidratado' conforme aconteceu com o seu antecessor, o Rodrigo Maia (PSDB), em um eventual governo de Elmar.

O ponto que pode levar a essa dor de cabeça é o fato de que poderia haver uma aliança da 'oposição' para derrotá-lo. Esse núcleo seria preenchido por Marcos Pereira, Antônio Brito e Isnaldo Bulhões (MDB), também candidato ao posto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp