Política

Bolsonaro evitará lançar aliado para 2026, diz jornal

Alan Santos / PR
Bolsonaro tem sido aconselhado a não inflar pré-candidaturas  |   Bnews - Divulgação Alan Santos / PR

Publicado em 18/06/2023, às 13h19   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torne Jair Bolsonaro (PL) inelegível no julgamento que começa na próxima quinta-feira (22), a estratégia política será mantê-lo no jogo eleitoral, evitando indicar um sucessor agarrando-se à possibilidade de reverter a derrota com recursos. Foi o que disseram aliados do ex-presidente, segundo o Folha de S. Paulo.

De acordo com o jornal, nos bastidores, políticos bolsonaristas dão como certa a condenação por abuso de poder político em função da reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, quando fez uma reclamação contra o sistema eleitoral sem apresentar provas.

A reportagem diz ainda que interlocutores de Bolsonaro avaliam que, embora a possível inelegibilidade abra caminho para outros nomes da direita na eleição de 2026, trabalharão desde já para construir uma alternativa no campo bolsonarista esvaziaria o capital político do ex-presidente.

Por esse motivo, Bolsonaro tem sido aconselhado a não inflar pré-candidaturas, para evitar sinalizar desistência diante do revés jurídico. O discurso será o de que há tempo, até a próxima eleição, para que a decisão seja revertida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp