Política

Campanha de Lídice recorre contra pesquisa DataNilo

Publicado em 10/08/2014, às 07h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


A coligação “Um novo caminho para a Bahia”, liderada pela candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, deu entrada nesta sexta-feira (8) em uma ação cautelar para tentar suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral registrada pelo instituto Babesp – DataNilo - até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) analise o pedido de impugnação do levantamento.

Nesta sexta (8), o 
juiz Francisco de Oliveira Bispo negou o pedido  de liminar feito pela coligação para suspender a consulta eleitoral. “O instituto Babesp – também conhecido como Data Nilo – é ligado ao deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa e apoiador do candidato do PT a governador”, afirma a chapa.

O coordenador jurídico da campanha do PSB, 
Carlos Medrado, recorreu desta decisão à Corte eleitoral baiana, no entanto, só terá sessão na próxima terça (12) – dois dias após a data anunciada para divulgação do resultado do levantamento. Por conta disso, o advogado também deu entrada na ação cautelar para suspender a divulgação do resultado até o julgamento do pedido de impugnação.

“A compreensão jurídica é de que há uma clara desproporcionalidade – de uma pesquisa encomendada para favorecer um dos candidatos – quando você coloca este com três apoiadores ao seu lado e outro apenas com um”, destacou Medrado.

Há questionamentos também quanto à viabilidade de realização da pesquisa, que terá uma amostra de 2 mil eleitores em 84 municípios, que seriam consultados em cinco dias por apenas seis entrevistadores.

Leia também:

DataNilo registra pesquisa no TSE com questionário similar ao Vox Populi


Matéria originalmente publicada às 8h de 9 de agosto de 2014

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp