Política

Bahia terá número único para emergências com Centro Integrado de Comando

Publicado em 13/06/2013, às 21h04   Redação Bocão News (@bocaonews)



O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), inaugurado hoje (13), em Salvador, ainda será ampliado para atuar em todo o estado e centralizará serviços de emergência e monitoramento através de um único número de contato. A informação é do senador Walter Pinheiro (PT-BA) que participou da inauguração do equipamento, no Parque Tecnológico.

“Inicialmente o centro vai funcionar com foco na segurança da Copa das Confederações, mas futuramente, até a Copa de 2014, ganhará uma estrutura própria e mais robusta, integrando outros serviços, a exemplo de bombeiros e monitoramento de trânsito, podendo ser acessado através de um único número de contato”, destacou Pinheiro.

Segundo ele, a ideia é expandir os serviços para outras áreas e ampliar a atuação também no interior do estado. “Este é um legado importante que a copa deixará para a Bahia, já que os jogos duram apenas alguns meses e para os baianos a ‘copa da vida’ é todo dia. O número único vai facilitar a vida do cidadão, assim como ocorre em toda Europa e nos Estados Unidos, e já estamos pleiteando isso junto à Anatel”, enfatizou.

Inicialmente, o centro será composto por dois caminhões onde funcionarão os CICC móveis e as plataformas de observação elevada; um helicóptero; kits antibombas, composto por um robô, roupa de proteção e detector de gases tóxicos; entre outros equipamentos, além das salas de operações. Até a Copa de 2014 o centro também estará integrado a outros 22 centros integrados de comunicações implantados no interior, dos quais seis já foram entregues.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp