Política

Bahia pode ter feriado em homenagem a Irmã Dulce

Divulgação
13 de agosto é o dia escolhido  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/05/2013, às 22h08   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Yulo Oiticica (PT), quer instituir o dia 13 de agosto como feriado estadual dedicado à Bem-aventurada Dulce dos Pobres. Na manhã desta segunda-feira (27), o parlamentar se reuniu com representantes da igreja católica e de matriz africana, para tratar sobre a aprovação do projeto. A data foi escolhida por ser a um dia oficial de celebração de sua festa litúrgica.

A proposta do deputado é lançar uma campanha para recolher assinaturas em prol da aprovação do PL que tramita na Assembleia. “É necessário ampliar a reverência à "mãe dos pobres", a beata Irmã Dulce, homenageando-a com a criação de um dia especial dedicado a ela. Além disso, estamos juntos nesta luta para que ela possa ser canonizada, pois já são mais de quatro mil milagres ocorridos nos estados de São Paulo, Ceará, Sergipe e Bahia”, afirma

De acordo com os representantes, o maior legado de Irmã Dulce foram a Obras que realizam em média 5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Na área de saúde, além do Hospital Santo Antônio, a OSID abriga o Hospital da Criança, um centro geriátrico, um centro de tratamento do alcoolista e um centro de apoio ao portador de deficiência. A instituição ainda atua nas áreas educacionais, pesquisa científica e memória cultural.

Irmã Dulce passa por um processo de canonização ainda em fase de recolhimento de relatos. Para isso, é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à freira baiana. Desde a data de 10 de dezembro de 2010, quando o papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação, já foram enviados mais de 1,5 mil relatos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp