Política

Pinheiro na expectativa de pólo de Tecnologia da Informação

Imagem Pinheiro na expectativa de pólo de Tecnologia da Informação
Senador petista reconhece atraso na instalação do Parque Tecnológico, mas está otimista   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/08/2012, às 19h12   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



O Parque Tecnológico da Bahia vai, aos poucos, se tornando uma realidade. Em construção desde 2007, o espaço promete atrair diversos setores produtivos que tendem a ajudar o desenvolvimento do estado. Neste sentido, o senador Walter Pinheiro (PT) avalia que o Parque deve abrigar um pólo de Tecnologia da Informação (TI) na área de Saúde.

A assessoria de imprensa do legislador enviou nota à imprensa destacando a opinião do senador, que acredita ainda que o setor de TI vem sendo foco crescente de investimentos, uma vez que hospitais, laboratórios, consultórios e operadoras de convênios médicos gastaram mais de R$ 2 bilhões somente no ano passado. “Esta demanda por soluções de TI tende a crescer muito, uma vez que o setor de Saúde cresce cerca de 14% ao ano”, informou.

Para Pinheiro, a área de TI é prioritária no parque que está sendo implantado em Salvador. Com o parque, o estado ganha mais consistência no sistema de ciência e tecnologia, ao incentivar que empresas e pesquisadores desenvolvam projetos conjuntamente, com foco na inovação. “Este é um dos pilares da atração de empreendimentos”, disse. Segundo ele, os estados com sistemas mais densificados de TI podem atrair mais empresas internacionais ligadas à área de Saúde.

O senador tem buscado, inclusive, contribuir com a chegada de empresas internacionais que desenvolvem tecnologia para o setor de Saúde. A consolidação de mais parcerias para o Parque da Bahia foi um dos principais motivos da recente visita do senador a países europeus. O parlamentar iniciou diálogo com a alemã B. Braun e a norueguesa Laerdal Medical, por exemplo.

Segundo o senador, os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco saíram na frente e densificaram seus sistemas com a implantação de parques tecnológicos e políticas de incentivo a incubadoras de empresas há muitos anos. Segundo Pinheiro, a Bahia iniciou, em 2007, a implantação do seu parque e hoje, prestes a iniciar seu funcionamento, já conta com parcerias com empresas como a IBM, Portugal Telecom Inovação, Indra, Softwell, Unigel e Instituto Fraunhofer. “Além das parcerias, a incubadora do parque contemplará com várias empresas locais que possuem projetos de tecnologia em Saúde”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp