Política

Sergio Passos endossa coro de fusão

Imagem Sergio Passos endossa coro de fusão
Presidente estadual do PSDB vê junção entre tucanos e democratas com bons olhos   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/12/2011, às 15h34   Luiz Fernando Lima



A aproximação das eleições municipais tem feito muitos membros das oposições ao eixo federal cogitarem, com mais efetividade, possíveis fusões. Logo após o último pleito, muitas lideranças políticas do PSDB e DEM falaram em juntarem as propostas das siglas e seguirem como uma só. A coisa não andou e diversos quadros migraram para o novo PSD ou ainda outras legendas.

O presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, concedeu entrevista à Tribuna da Bahia, na qual se mostra favorável a uma eventual fusão entre tucanos e democratas. As razões alegadas pelo dirigente partidário são distintas. Para ele, o Brasil tem muitos partidos e para avançar deveria reduzir este número.

À reportagem do impresso, Passos declarou: “para que haja uma fusão, na minha maneira de entender, é necessário que haja uma compilação ou um encontro de programas partidários e idéias políticas. Os partidos devem se fundir ou se criar em torno de ideias políticas. É  uma coisa a ser discutida no futuro. Se isso vier a agregar ideias positivas para o Brasil, eu não teria nada contra. A política evolui, os partidos devem evoluir. Eu acho que nós tempos partidos demais no Brasil”.

Aqui na Bahia, DEM e PSDB viveram momentos de amor e ódio. O próprio presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, atualmente no PDT, se gaba de ter feito oposição aos governos Carlistas por mais de 20 anos. Agora, diante da impossibilidade de aliança com os governistas motivada pela diferença de campo político e ideológico, PSDB e DEM buscam ancorar a sua presença em solo baiano por meio de aliança.

Na próxima sexta-feira (9), por exemplo, o senador Aécio Neves (PSDB), principal nome do partido no Congresso Nacional, desce em solo baiano para uma série de atividades. Entre elas participa, a convite do deputado federal Carlos Cajado (DEM) da inauguração de obras no município de Dias D´Ávila, base eleitoral do parlamentar.

Foto: Paulo Macedo // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp