Política

Projeto de Lei garante exame oftalmológico para estudantes

Imagem Projeto de Lei garante exame oftalmológico para estudantes
Todos os 150 mil alunos da rede municipal de ensino terão direito à consulta a partir de 2012  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/08/2011, às 16h33   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Foi aprovado na Câmara de vereadores de Salvador um projeto de lei que garante a todos os 150 mil alunos das escolas municipais o exame oftalmológico. O texto segue para a sanção do prefeito João Henrique.

A relação entre dificuldade de aprendizado e problemas de visão já foi fruto de diversos estudos e não chega a ser uma novidade. Para Henrique Caballal (PT), autor do projeto, as estatísticas indicam um número considerável de crianças e adolescentes portadoras de algum tipo de deficiência oftalmológica.

Quando projetado para os alunos da rede pública de ensino, o problema se agrava, vez que, o acompanhamento e consultas preventivas não fazem parte da rotina das famílias que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). O edil é enfático na defesa do projeto. “São estudantes que em sua maioria não têm condição de pagar pelo exame e vão adiando o tratamento da doença que vai se agravando com o passar do tempo”.

Carballal destaca ainda que a estrutura operacional, coordenação técnica e fiscalização, bem como a execução dos exames deverão ser exercidas, através da estrutura técnica e administrativa já existente, pela Secretaria Municipal de Saúde. Se é que elas suportam.

Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp