Polícia

Virada Salvador: Traficante é preso com suporte do reconhecimento facial

Alberto Maraux/SSP
Essa é a segunda detenção no Festival Virada Salvador provocada pelo alerta da tecnologia  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP

Publicado em 31/12/2022, às 10h01   Cadastrado por Pedro Moraes



Um homem acusado de tráfico de drogas foi preso na madrugada deste sábado (31), quando tentava entrar na Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio, onde acontece o Festival Virada Salvador. No momento que ele tentava adentrar ao espaço, um alerta foi gerado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

De acordo com o órgão estadual, esse foi o segundo bandido detido até o terceiro dia do evento auxiliado por essa tecnologia. O alerta chegou a um nível de 95% para a presença do homem. Rapidamente, os agentes o encaminharam para a Delegacia Especial de Área da Polícia Civil, unidade montada no Virada Salvador.

O traficante possuía mandado de prisão definitiva gerado pela 1ª Vara de Tóxicos e Entorpecentes de Salvador. Após o cumprimento do mandado, ele passou por exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e espera a definição da Justiça para ser levado ao sistema prisional.

Sucesso da tecnologia

O outro homem preso anteriormente foi flagrado na última quarta-feira (28). O registro aconteceu pelo Reconhecimento Facial no primeiro dia da festa. Em resumo, ele era procurado por porte ilegal de arma de fogo e atuava na montagem das estruturas. 

Para combater a criminalidade, a SSP-BA trabalha no Festival Virada Salvador com câmeras fixas, assim como uma Plataforma de Observação Elevada (POE).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp