Polícia

VÍDEO: Guarda municipal é flagrado agredindo entregador de aplicativo após bate-boca

Reprodução/Redes Sociais
Vários ambulantes protestaram durante a ação considerada ‘truculenta’ dos agentes da Guarda Municipal  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 10/05/2023, às 07h46



O entregador de aplicativo, identificado como Renato Luciano dos Santos, foi flagrado sendo agredido por guardas municipais com truculência nesta terça-feira (9). A situação aconteceu no bairro da Tijuca, situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Durante uma fiscalização de mercadorias dos agentes, o entregador iniciou uma discussão com um dos guardas, de acordo com informações divulgadas pelo portal g1.

Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver a cena ocorrida na Praça Saens Peña. Após entrar em divergência com o agente, ele recebe um tapa e é jogado ao chão para ser algemado. Inicialmente, um dos guardas coloca o joelho sobre o pescoço do entregador, ação que causou pânico entre as pessoas que passavam pelo local.  

"Está machucando o pescoço do cara. Algemar tudo bem, mas agredir ? Está machucando aí, chefe", cita uma das pessoas no local. Agoniada com a situação, uma mulher grita desesperada: "Isso mata! Isso mata!". 

Devido a aglomeração, os agentes encaminham Renato detido à delegacia, e algumas pessoas ensaiam tentativas de agressão aos guardas. Ainda conforme a publicação, o advogado Rodrigo Mondego, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, que faz a defesa de Renato, mencionou que seu cliente tentou alertar aos camelôs sobre um “rapa” próximo deles.

Assista:


Nesse momento, os guardas foram atrás dele. Renato questionou a ação dos guardas, em defesa dos camelôs, desencadeando na briga. A Guarda Municipal do Rio de Janeiro comunicou, por meio de nota ao g1, que os agentes realizavam o patrulhamento de rotina na esquina da Rua General Roca com a Conde de Bonfim, na Tijuca, quando um cidadão, que estava comendo um lanche em uma barraca, começou a provocar os guardas.

Além disso, a corporação ressaltou que vai apurar possíveis excessos na conduta do agente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp