Polícia

Comando Vermelho sob liderança de irmãos toca terror e cobra taxas a comerciantes na Bahia

Divulgação/Polícia Civil/Imagem ilustrativa
Os irmãos Fuscão e Jane, na companhia de comparsas, tem espalhado o medo na cidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Civil/Imagem ilustrativa
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 06/12/2023, às 11h41 - Atualizado às 12h28


FacebookTwitterWhatsApp

Traficantes do Comando Vermelho (CV) têm levado terror aos moradores e comerciantes da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, que passaram a reviver um drama antigo: a extorsão. Criminosos cobram taxas que autorizam o funcionamento do comércio na localidade da Ilha do Dendê e os trabalhadores, temendo pela própria vida, pedem socorro às autoridades.

O BNews apurou que as taxas são cobradas quinzenalmente pelos traficantes e o valor pode chegar a R$ 1,5 mil. Muitas das vítimas são microempreendedores, donos de pequenas lojas e mercadinhos, e o valor é impossível de ser desembolsado, o que rende diversas ameaças por parte do bando.

"As autoridades precisam tomar uma providência urgente. Santo Amaro pede socorro", relatou um morador à reportagem. "Não podemos fazer nada, precisamos de uma ajuda urgente", clamou outro popular.

Os criminosos que fazem parte do CV estão sendo liderados pelos irmãos Rafael Ribeiro dos Santos, de alcunha Fuscão, e Joanilton Ribeiro dos Santos, mais conhecido como Jane.

Fuscão é um velho conhecido da polícia e dos moradores de Santo Amaro. Ele já foi apontado como o mandante da morte de um comerciante na Ilha do Dendê em 2012, executado a tiros enquanto atendia clientes em seu mercado.

A ordem para matar a vítima teria sido dada por ele de dentro do Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde estava detido havia um ano. À época do crime, uma das linhas de investigação da Polícia Civil era de que o pequeno empresário estava em dívida com os criminosos que já praticavam a extorsão naquela localidade.

Recentemente, vídeos da atuação do Comando Vermelho em Santo Amaro passou a circular nas redes sociais. Neles, é possível ver homens fortemente armados em uma rua. O CV compete diretamente com o Bonde do Maluco (BDM), que fechou aliança com o Terceiro Comando Puro (TCP), segunda maior facção do Rio de Janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp