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Cliente é alvo de racismo após garçom entregar comanda ‘especial’; saiba detalhes

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O cliente aponta que foi agredido dentro de uma churrascaria famosa antes da semana santa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Site Metrópoles

Publicado em 12/04/2023, às 07h43   Cadastrado por Pedro Moraes



Uma denúncia de racismo está sendo investigada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após supostamente ter acontecido dentro de uma churrascaria tradicional da localidade. O possível fato teria acontecido na última quinta-feira (6). A vítima atende pelo nome de Gilberto Martins, de 46 anos.

Para participar de uma confraternização do trabalho, o servidor público foi ao restaurante e teria sido chamado de “preto” por um dos funcionários do estabelecimento através de sua comanda. A situação aconteceu na churrascaria Fogo de Chão, no Setor Hoteleiro Sul, de acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles.

“Eu chamei o garçom e ele ficou muito nervoso. Disse que não sabia quem tinha escrito aquilo, mas achava que tinha sido uma referência à minha camisa, mas a minha blusa era cinza. E se fosse realmente uma referência a ela, não deveria estar escrito com a palavra no feminino? Por que não estava escrito a cor da camisa na comanda de mais ninguém?”, refletiu.

Somente quando chegou em casa, Gilberto notou que não deveria omitir qualquer denúncia sobre o que tinha sofrido. “Isso me entristeceu profundamente e eu cheguei em casa chorando. Tenho um casal de filhos, ambos negros, e pensei muito no mundo que estamos deixando para eles”, desabou, ainda conforme a publicação.

Após sofrer a injúria racial, o servidor caminhou até a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) e fez uma ocorrência policial.

Do outro lado, a churrascaria Fogo de Chão comunicou que a empresa “tem uma política rígida e que repudia veementemente todo e qualquer ato discriminatório”. 

Além disso, o estabelecimento também apontou que “medidas internas e externas cabíveis ao caso já foram providenciadas, tal como o reforço do programa de treinamento oferecido aos colaboradores da rede”.

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