BNews Nordeste

Paraíso turístico vem sofrendo com milicianos e grupos armados; entenda

Prefeitura de Cajueiro da Praia
Atuação de milicianos já está sob investigação  |   Bnews - Divulgação Prefeitura de Cajueiro da Praia

Publicado em 05/05/2024, às 09h42   Redação BNews



Ataques de milícia e ameaças, é o que moradores de Barra Grande, no litoral de Cajueiro da Praia têm visto no paraíso turístico de Piauí. A situação, inclusive, já foi denunciada pela DPU (Defensoria Pública da União).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com a abertura de várias pousadas nos últimos anos, a praia de Barra Grande vem recebendo uma grande quantidade de turistas, especialmente para quem pratica kitesurf, já que a região tem as condições ideais para o esporte.

Segundo o defensor público da União, José Rômulo Sales, pelo alto valor econômico que a região passou a ter, "isso trouxe a cobiça de gananciosos grileiros que tentam se apropriar dessas terras e explorá-las economicamente com empreendimentos, em detrimento das comunidades tradicionais que lá residem há décadas".

Segundo Sales, ele esteve no local em janeiro para colher relatos de casos de violência e está preparando duas ações civis públicas para que a União regularize e dê posse das áreas devidas aos moradores tradicionais.

A suposta grilagem de terras e o litígio são investigados em inquérito civil aberto em junho de 2023 pelo MPF (Ministério Público Federal). Segundo o órgão, a praia fica na APA (Área de Proteção Ambiental) Delta do Parnaíba, que é de titularidade da União e "potencialmente ocupada pelos agricultores há 60 anos". 

A SPU (Secretaria de Patrimônio da União), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, afirmou que realizou uma fiscalização no local e observou "indícios de irregularidades relacionadas à ocupação e uso indevido da área". "A apuração está em curso e o relatório final será encaminhado ao MPF."

As informações são do Uol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp