BNews Nordeste

Nordestinos são resgatados de condição análoga à escravidão em restaurantes de São Paulo

Rovena Rosa/Agência Brasil
Nordestinos estavam em condições degradantes  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 08/09/2022, às 15h21   Redação BNews



Uma força tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo, Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo e Polícia Federal realizou o resgate de 17 nordestinos em situação análoga à escravidão em dois restaurantes localizados em São Paulo. A operação foi nomeada como "Sushi Paulistano". 

Segundo informações do MPT, os trabalhadores estavam alojados em condições degradantes e realizavam jornadas de trabalho de até 14 horas diárias. No imóvel, os agentes observaram também paredes úmidas, mofadas e com risco de incêndio.

Uma testemunha, que não teve o nome revelado, ouvida pelo MPT em audiência prévia à força-tarefa afirmou que os trabalhadores iniciavam a jornada às 8h, no preparo dos alimentos, mas o cartão de ponto só era batido às 12h, por outras pessoas. Os restaurantes continuavam recebendo pedidos até após 23h, e os trabalhadores tinham que ficar até que o último cliente fosse atendido.

Na próxima semana, os empregadores deverão comparecer ao MPT-SP para discutir um Termo de Ajustamento de Conduta e reparação de dano moral individual e coletivo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp