Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O araponga

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/03/2024, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O araponga
Figura conhecida no meio político e empresarial baiano andava meio sumida e cabisbaixa nos últimos anos. Atentado por um empresário GULOSO da cidade, o Araponga voltou a circular no verão discretamente e agora no pós-carnaval intensificou suas rondas e investidas pelos shoppings e restaurantes badalados, filmando e gravando políticos e pseudo-personalidades das páginas "sociais" da terrinha. A NSP tomou conhecimento de que ele está focado em uma turminha que atua na área da saúde municipal e estadual e que se reúne sempre numa padaria no bairro de Brotas para comer presuntos e guloseimas além-mar. Tem gente de língua trocada na mira do Araponga... Se liga 'chateau'...

Madame Poison
Esposa de um influente empresário do ramo da construção pesada no estado, conhecida por sempre aparecer em páginas de "fotos" e "poses" do Instagram, Madame Poison parece ter despertado para os holofotes soteropolitanos. Com 2 litros de botox na face, a "coroguete" faz o papel da bela esposinha anfitriã. De segunda a quinta, beach tênis pela manhã, shopping à tarde e restaurantes com as amigas à noite. Na sexta-feira, Marina Contorno e, no sábado, ela coloca seu chapéu com epígrafes laterais (brega demais) e sai com o maridão fora de forma para passear na Penha. Tudo isso regado a muito champanhe e perfume francês, provenientes dos cofres públicos do seu maridão, que atualmente desponta como um dos principais ganhadores de obras no estado e município. A Sombra alerta que já viu esse filme algumas vezes, e quando o carro do Batman chegar à porta da mansão, não adiantará colocar o casaco jeans "mofado" no cabelo de pranchinha. Tudo será revelado.

Me abrace que eu te aperto
Após mudanças em seu diretório na Bahia, o Podemos já sinalizou que deixa a base do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) para apoiar o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Com isso, os vereadores da sigla devem deixar o partido. Um deles é Sidninho, que já iniciou conversas com outros partidos. Já de olho em uma nova legenda, o edil deu um perdido e marcou presença em um evento do PSDB em Salvador. Será que já há algum acerto entre as partes? A ver.

Lula cá?
A “aliança” entre o governo Lula e o União Brasil está prestes ao fim. O novo presidente do partido, Antônio Rueda, já deu sinais de que não deve seguir tão perto da gestão petista. A legenda ocupa três ministérios no governo federal. E a decisão pode acirrar ainda mais a relação entre Lula e União Brasil. Isso porque a legenda, através de seus três ministros, tentava impedir que o líder petista participasse da campanha das eleições municipais deste ano. Com o fim da aliança, o caminho está aberto para que Lula seja mais ativo para tentar alavancar a candidatura de Geraldo Júnior, nome apoiado pelo PT em Salvador.  Resta saber se o presidente terá fôlego para mais uma eleição.

Se me chamar, eu vou
O deputado federal Léo Prates vem pregando uma união do PDT sobre o indicado do partido para o nome do(a) candidato(a) para a vice de Bruno Reis este ano. Apesar do discurso de ver com naturalidade de Ana Paula Matos ser a ocupante do cargo, há quem diga que é só convidar o parlamentar que ele aceita de bate-pronto.

Emenda nossa de cada dia
A liberação das emendas impositivas ainda é um problema no relacionamento entre deputados da Assembleia Legislativa da Bahia e o governador Jerônimo Rodrigues. Eleições municipais se aproximam e os deputados já começam a se preocupar no remanejamento das emendas, já que muitas delas foram indicadas no ano passado e com a possibilidade de troca nas gestões municipais é um fato para muitas cidades baianas. 

De novo, Marcinho?
Marcinho Oliveira não está nem aí para as críticas dos colegas de partido. Mesmo sendo retirado da liderança do União Brasil, ele segue participando de agendas ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e por último foi na contramão da oposição e votou a favor do pedido de empréstimo feito pelo petista. Será que ele quer vencer pelo cansaço?

Presença ilustre
O deputado estadual Binho Galinha, envolvido em várias polêmicas, resolveu aparecer na ALBA durante votação da PEC da Reeleição. O que mais chamou atenção é que o parlamentar ficou de escanteio, conversando com poucos e com olhares atentos ao seu redor. Medo da rejeição? Desconfianças? Não sabemos os motivos que levaram ao isolamento do político. Que foi estranho, foi.

Confusão à vista?
Dois vereadores importantes de Salvador foram flagrados com o semblante triste após saída de uma longa reunião. Sabemos que as eleições municipais estão chegando e a política está 'pegando fogo'. Os detalhes ainda não foram revelados, mas a especulação é que decisões deixaram os parlamentares de cabelos em pé. Aguardando as cenas dos próximos capítulos.

De propósito?
Durante a votação da PEC da Reeleição, um deputado que estava presente na sessão simplesmente desapareceu na hora mais importante do dia. Muitos colegas saíram em busca dele, outros acharam que a situação foi uma 'fugida'. Será que foi isso mesmo? Está devendo algo? Estamos aguardando um pronunciamento.

Apoio diferenciado
Quem estranha a posição do PP que, no estado, é Jerônimo e, na capital, é Bruno, pode ir já se acostumando, pois essa será a tendência nas eleições municipais. Partidos que fazem o L de Lula ou o J de Jerônimo apoiando quem fez o N de Neto nas últimas eleições, tudo sob o pretexto de que eleições para prefeito e vereadores são definidas por especificidades locais. Este cenário resultado de fato de, salva raríssimas exceções, os partidos serem movidos por caça de votos e não por ideais ou planos partidários que norteiem o ingresso de seus filiados.

O destino de Marcelinho
O deputado estadual Marcelinho Veiga, atualmente no União Brasil, está de malas prontas para desembarcar na base de Jerônimo Rodrigues. Conforme apurou a Sombra do Poder, os destinos mais prováveis do genro do ex-deputado Marcelo Nilo é o Avante, de Ronaldo Carletto, mas pode ser também o PP liderado atualmente por Mário Negromonte Júnior. Aliás, a disputa entre PP e Avante para, após as eleições de 2022, mostrar quem é mais útil ao governador é um capítulo à parte. Na disputa por Marcelinho, quem deve sair levando dessa vez é o Avante.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp