Mundo

Tribunal autoriza Julian Assange a apresentar recurso contra extradição para os EUA; saiba detalhes

Reprodução/Agência Pública
Fundador do WikiLeaks pode ser condenado à pena de até 175 anos caso seja extraditado para os EUA  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Pública

Publicado em 20/05/2024, às 09h42   Cadastrado por Marco Dias



O Tribunal Superior de Justiça de Londres autorizou nesta segunda-feira (20), que Julian Assange, fundador do WikiLeaks, apresente recurso contra o pedido de extradição para os Estados Unidos. A informação é da BBC. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A decisão desta segunda acontece semanas após os juízes britânicos solicitarem mais informações ao governo norte-americano sobre o caso. A Justiça dos EUA quer julgar Assange por vazar 700 mil documentos confidenciais desde 2010 sobre as atividades militares e diplomáticas americanas, principalmente no Iraque e no Afeganistão. 

A defesa de Assange deve apresentar recurso pedindo que ele não seja enviado aos Estados Unidos, e que o julgamento ocorra no Reino Unido. O fundador da WikiLeaks pode ser condenado a 175 anos de prisão em solo americano. O julgamento desse recurso é sua última chance de evitar a extradição. 

Julian Assange estava preso na Inglaterra desde 2019, após passar sete anos confinado na embaixada do Equador em Londres, onde buscou refúgio para evitar a extradição por acusações de agressão sexual na Suécia, que mais tarde foram retiradas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp