Infraestrutura

Tempo de deslocamento entre o Subúrbio Ferroviário e a Estação Pirajá é reduzido com nova ligação viária

Divulgação
Ela tem como meta integrar os modais de transporte coletivo (ônibus x metrô), conectando a Suburbana com a BR-324 e a Estação Pirajá  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/04/2020, às 21h13   Redação BNews



A ligação viária Lobato-Pirajá será entregue na tarde desta terça-feira (7) pelo governo estadual. A obra foi pensada para melhorar a mobilidade urbana para quem vive no Subúrbio Ferroviário. Por conta da pandemia de coronavírus, não haverá festa.

O novo trecho é mais uma etapa concluída da Linha Azul, corredor transversal que liga Patamares à Avenida Suburbana e que tem como investimento total previsto de R$ 647 milhões. Com quase 2 km de extensão, a ligação Lobato-Pirajá recebeu seis viadutos e quatro túneis (dois túneis duplos). Um deles é o maior túnel rodoviário já perfurado em área urbana na Bahia, com 752m. 

A obra foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. Também foram feitos serviços de urbanização, incluindo drenagem, contenção, iluminação, sinalização vertical e horizontal, paisagismo e implantação de pontos de ônibus e escadarias, garantido a acessibilidade para os moradores do entorno.

A nova ligação tem como meta integrar os modais de transporte coletivo (ônibus x metrô), conectando a Suburbana com a BR-324 e a Estação Pirajá, mesmo com a diferença no nível de altura entre as duas regiões. 

“Teremos uma redução significativa no tempo de deslocamento dos moradores de todo Subúrbio Ferroviário, o que significa mais qualidade de vida. Antes, só era possível chegar em uma estação do metrô fazendo o trajeto entre a Suburbana e o bairro do Retiro ou Acesso Norte, que leva mais de uma hora nos horários de maior fluxo de veículos. Agora será possível chegar à Estação Pirajá em menos de 10 minutos”, destacou o diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Francisco Fonseca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp