Geral

Google suspende ferramenta de inteligência artificial após acusações de erros raciais e históricos

Reprodução/Redes Sociais
Google suspende a geração de imagens pelo Gemini após erros em imagens históricas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 22/02/2024, às 22h09   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Após incidentes envolvendo a criação de imagens inapropriadas e incorretas pela inteligência artificial Gemini, o Google optou por suspender temporariamente nesta quinta-feira (21) a funcionalidade na plataforma. A decisão veio depois que usuários compartilharem nas redes sociais exemplos de resultados problemáticos gerados pela IA.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A suspensão do recurso ocorreu um dia após o Google reconhecer os erros históricos e emitir um pedido de desculpas pela falha. Um dos casos que chamou atenção foi o comando para gerar uma imagem de soldados alemães em 1943, onde a IA produziu uma representação equivocada, retratando combatentes negros e asiáticos com um símbolo semelhante à suástica.

Em resposta, o Google afirmou estar ciente das imprecisões e se comprometeu a melhorar essas representações imediatamente. A publicação da empresa no X (antigo Twitter) destacou que, embora a IA do Gemini geralmente crie uma variedade de pessoas, neste caso específico, a tecnologia falhou.

Além dos erros raciais, a IA também apresentou equívocos ao retratar momentos históricos. Em outro exemplo compartilhado nas redes sociais, a Gemini produziu uma imagem com pessoas de diferentes etnias ao receber o comando para representar os fundadores dos Estados Unidos, que eram todos homens brancos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp