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Advogado denuncia que foi vítima de racismo ao pedir yakisoba em lanchonete: “Isso dói”

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Gerente da lanchonete negou a acusação e disse que vai provar com imagens do circuito de segurança  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 24/10/2019, às 19h03   Redação BNews



Um advogado denunciou que foi vítima de racismo em uma pastelaria da Avenida Paulista, no último sábado (19).

Segundo o relato do advogado, ele teria pedido um yakisoba, mas o atendente da lanchonete teria dito que não havia os ingredientes para preparar o prato. Ainda segundo ele, pouco tempo depois, um casal de brancos pediu o mesmo prato e foi atendido.

Revoltado, o homem gravou um vídeo e compartilhou nas redes sociais: “Quando eu cheguei aqui, eu e meus irmãos, pedimos yakisoba. Disseram que não tinha. Chegou esse casal de loiros, de brancos, e começaram a preparar o yakisoba. Já fotografei e vou mostrar. Está registrado. É só para vocês saberem como funciona. Algumas questões são veladas aqui nesse país, mas vira e mexe nos afeta e dói”, desabafou.

O advogado registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Em entrevista à Vejinha, o gerente da lanchonete negou a acusação de racismo e disse que existem dois tamanhos de yakisoba no local, o grande e o pequeno, e que o advogado tinha solicitado a versão grande, que tinha acabado. 

“Nós temas imagens do circuito de câmeras para nos resguardar e mostrar como tudo aconteceu realmente”, explicou.

Veja vídeo:

!!!!!!!!!!!!! CASO DE RACISMO !!!!!!!!! Pensei o dia todo se valeria ou não postar esse vídeo, mas depois de muita reflexão, choro e dor resolvi não mais me calar!!! Não quero mais me calar, não aceito mais. Ontem estava com a minha família em uma das franquias do famoso Pastel da Maria que fica na Avenida Paulista, n° 1941. Quando fomos fazer o pedido rebemos um tratamento horrível por parte do senhor do caixa que sai na filmagem, além disso, de forma muito estranha e desrespeitosa as demais funcionárias riam entre si e faziam cara de deboche. Achamos que era “coisa da nossa cabeça” ou um atendimento ruim generalizado. Minha irmã e minha tia pediram um yakissoba para dividirem, quando o atendente foi até a chapa onde é preparado e voltou com a expressão debochada afirmando que não estavam mais preparando e somente teriam no dia seguinte. Assim, todos nós comemos pastel, crentes de que não havia como preparar o yakissoba, até que, antes de terminarmos de comer, CHEGOU UM CASAL DE BRANCOS, LOIROS, pediram um yakissoba e para nossa surpresa, foram prontamente atendidos e receberam o pedido, como vocês podem ver no vídeo. Nem esperaram a gente ir embora e prepararam o yakissoba na nossa frente! Na nossa frente! Tamanha humilhação!!! Olha, eu não quero nada de ninguém, conquisto minhas coisas com o suor do meu trabalho. Também sei que o dano moral por ser consumidor e por ter sofrido racismo, não ultrapassa a casa dos quatro dígitos e jamais geraria nada na minha vida. Só quero que vocês saibam que o Pastel da Maria da Avenida Paulista n° 1941 é RACISTA por ter funcionários RACISTAS e que eu me cansei de me calar diante dos olhares, palavras e maus tratos que recebo todos os dias. Eu estava com a minha família, só queríamos jantar, tínhamos dinheiro, nos comportamos bem, não ofendemos ninguém, pedimos com educação, mas, somos pretos, né! Chega de se calar!!! Não mais será silenciada ou normalizada qualquer atitude racista, por menor que seja. Não vou concentrar a dor do silêncio. #racismo #denuncia #pasteldamaria #naoaoracismo @pasteldamaria_paulistaoficial

Uma publicação compartilhada por Flavio Roberto Moura de Campos (@flaviormcampos) em

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