Geral

Taxistas não terão reposição na tarifa em janeiro de 2019, afirma presidente do Sinditaxi

Reprodução
Os preços praticados atualmente são: bandeirada R$ 4,81, bandeira (1) 2,42 e bandeira  (2) 3,38.  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/12/2018, às 19h59   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Após anúncio de que não haverá reajuste da tarifa de ônibus no início de janeiro, a presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Táxis de Salvador, Roseli Malhado, afirmou ao BNews que "não haverá reposição na tarifa de táxis em Salvador". "Nossa data-base é em janeiro, e mais uma vez vamos abrir mão, vamos prorrogar", disse. Questionada sobre quando, então, seria a reposição, a presidente afirmou: "vamos ver como vai ficar a economia e vamos esperar a regulamentação dos táxis". 

Roseli afirmou que este é o terceiro ano que a categoria abre mão da reposição no mês de janeiro, que é a data-base da categoria. A decisão, informou a presidente, não foi consensual: "muitas pessoas queriam o aumento, mas outras não queriam. Algumas instituições também nos procuraram e pediram pra postergar". Roseli Malhado afirmou que a medida é um sacrifício, uma vez que a categoria trabalha no limite: "vai complicar, pois já estamos trabalhando no limite por causa desses aplicativos que rodam em Salvador e do aumentoi no preço dos combustíveis. Mas não achamos bom senso em aumentar a tarifa agora".

João Adorno, porta-voz da Comissão dos Taxistas da Bahia, também se manifestou acerca do assunto: "sabendo do período de dificuldades que o Brasil e Salvador atravessam em virtude da recessão que nos atinge, além disso a concorrência desleal do aplicativos, a categoria, atrevés do Sinditax-BA, decidiu postergar a reposição de tarifa do ano letivo de 2019". 

Adorno afirma que atualmente os taxistas estão praticando os preços de 2015: "mesmo com todo dificuldade, a categoria está absorvendo os aumentos consecutivos de manutenção e de combustíveis como GNV, álcool. Contudo, gostaríamos de dar esse presente aos soteropolitanos que mais uma vez o táxi não aumentou, com isso nos juntaremos à categoria de rodoviários, que também não terão reposição de tarifa para o ano que vem". Ainda de acordo com Adorno, os preços praticados atualmente são os seguintes: bandeirada - R$ 4,81, bandeira (1) 2,42 e bandeira  (2) 3,38.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp