Geral

Em São Paulo, Wagner participa do 6º Salão de Turismo

Publicado em 13/07/2011, às 16h37   Redação Bocão News



Ao participar, nesta quarta-feira, no auditório Elis Regina, no Anhembi, em São Paulo, da abertura da 6ª edição do Salão do Turismo, o governador da Bahia, Jaques Wagner, destacou a importância do setor para a economia mundial, além de ressaltar o papel da Bahia no cenário nacional. Antes da solenidade oficial, Wagner visitou os estandes da Bahiatursa e do Instituto Mauá acompanhado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do secretário de Turismo baiano, Domingos Leonelli, que fez o discurso de abertura do evento.

Em nome dos governadores presentes, Wagner destacou a importância da Bahia, terceiro destino turístico do país, no cenário nacional, além de ressaltar o volume de recursos - US$ 5 trilhões - que o setor movimenta no mundo em 2010.  Wagner avaliou que a atividade turística é altamente engrandecedora e o Brasil se destaca por ter uma grande diversidade em todos os seus destinos, admitindo, no entanto, que ainda há muito a crescer no país, principalmente por conta dos grandes eventos que o Brasil vai sediar nos próximos cinco anos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Em seu discutrso de abertura, o secretário Domingos Leonelli, que preside o Fórum Nacional de Secretários de Turismo (Fornatur), defendeu que as promoções do Brasil para o mercado internacional sejam mais voltadas para a América do Sul. Ele também cobrou dos governantes nacionais e estaduais que a atividade seja mais reconhecida como geradora de emprego e renda, destacando que a cada dez postos de trabalho criados no mundo, um vem do turismo.

Também participou do evento a senadora baiana Lídice da Mata (PSB), que representou a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Na oportunidade, ela defendeu que o legado da copa deve estar ligado ao avanço do turismo no país e também à melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Já o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Jonas Donizette, apoiou a proposta de Leonelli para ampliar a promoção brasileira no mercado sul-americano. “Somente na Copa de 2014 poderemos ter cinco seleções da América do Sul, por isso é importante já plantarmos as bases agora”.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento, aberto nesta quarta-feira no maior centro de convenções do país - o Anhembi -, acontece  até o dia 17 e apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp