Geral

TCU não esqueceu apagão do Nordeste

Imagem TCU não esqueceu apagão do Nordeste
Tribunal de Contas da União realizará auditoria na Chesf  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/05/2011, às 19h01   Redação Bocão News / Agência Brasil




Já faz três meses que cerca de 40 milhões de pessoas ficaram, repentinamente, sem energia elétrica devido apagão que afetou sete estados do Nordeste. Parece mistério as verdadeiras causas do problema que até agora tem diferentes versões.

O Tribunal de Contas da União, no entanto, mostra que o assunto ainda não foi esquecido e vai fazer uma auditoria na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para apurar a causa do apagão que atingiu os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas, de Sergipe e da Bahia..

Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, disse na época que o problema provavelmente teria sido por uma falha no sistema de proteção da subestação São Luiz Gonzaga, que fica na divisa entre Pernambuco e Bahia. Mas, o presidente da Chesf, Dilton da Conti, garantiu que o apagão não foi causado por falhas na manutenção dos equipamentos.

De acordo com o TCU, a auditoria, que foi motivada por representação de deputados federais, tem como objetivo identificar os pontos de risco mais críticos na operação do sistema da empresa. A fiscalização contribuirá ainda para se conhecer a capacidade de investimento da Chesf, a execução do orçamento da companhia, a capacitação do quadro de pessoal e a situação dos equipamentos.

Segundo o ministro-relator Raimundo Carreiro, devido à grande extensão geográfica atingida e à longa duração da interrupção, é possível que haja uma deficiência na gestão desse sistema.

Informações Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp