Geral

1º de abril, dia da mentira e memes sobre os homens; psicóloga explica transtorno ligado ao hábito de mentir

Reprodução / Freepik: kues1 / Instagram: andreiavieiramiranda
Memes na web sugerem que o dia da mentira seja também o dia do homem  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Freepik: kues1 / Instagram: andreiavieiramiranda
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 01/04/2023, às 06h30



O dia 1º de abril se tornou o dia mentira e o motivo existe apenas com suposições de que uma troca de calendário na França tenha definido este dia. Na internet, esta data sempre gera alguns memes comparando o hábito de falar coisas falsas com o dia do homem, dando a entender que eles são os principais responsáveis por mentir. Psicóloga afirma que o costume em excesso pode ser considerado um transtorno.

No Instagram, em uma caixinha de perguntas, internautas comentaram quais são as mentiras mais contadas pelos homens. Enquanto alguns deles afirmavam que não mentem, as mulheres contaram o que costumam ouvir. “Só tenho olhos para você”, “Ela é só minha amiga”, “Eu não mentiria para você”, “Você é única”, escreveram algumas.

print

A psicóloga Andréia Miranda afirmou ao Bnews que o hábito de mentir, do público masculino, está ligado a criação familiar e a compulsão pela mentira é um tipo de transtorno.

“A grande maioria dos homens foram ensinados a não ser vulneráveis, principalmente quando se trata de relacionamento. Na dinâmica familiar o menino escuta os adultos falarem que homem não chora, que tem que mostrar firmeza, ser frio, deixar transparecer sentimentos e isso vai levando para sua vida adulta”, explicou ela.

print
Reprodução: Twitter

“As mentiras sempre vão existir no mundo masculino, para proteger suas fragilidades. A única coisa que o homem não quer é se comparar, em uma sociedade como hoje machista, patriarcal, onde a mentira para eles são sempre alimentadas como algo favorável. Exemplo, o cara que não sabe mentir pra sua esposa quando vai beber com os amigos, até para se relacionar com outra, é um cara fraco”, completou.

Questionada se as pessoas que possuem esse mau costume precisam buscar um profissional, Andréia explicou sobre o transtorno chamado mitomania. “São pessoas que mentem do nada, elas não precisam ter um motivo, mentem por coisa bem pequena que acham que não vão prejudicar ninguém. Esse transtorno chega na demanda clínica e existe tratamento”, relatou.

Ela ainda enfatizou que o transtorno é perigoso e está também ligado à outros problemas. “As vezes a pessoa pra estar com esse transtorno, na verdade está ligado a autoestima e a insegurança. Isso vai elevando os níveis da mentira, que pode prejudicar. Essas pessoas possuem um vazio existencial dentro delas, então é perigoso, uma mentira pode matar alguém, pode colocar uma pessoa inocente na cadeia e nas redes sociais pode causar um transtorno em massa”, concluiu Andréia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp