Esporte

Pênaltis polêmicos: Vitória lidera lista de clubes ‘beneficiados’ no Brasileirão

Publicado em 20/09/2014, às 08h15   Tarso Duarte - Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Vitória está sendo apontado como um dos clubes mais ‘beneficiados’ na competição nacional. Uma lista divulgada pelo portal UOL, destaca que 40% dos 43 pênaltis marcados no Brasileirão foram avaliados como polêmicos, ou seja, que podem ser colocados em dúvida. E, ainda segundo o site, o Leão lidera o ranking e já teria sido ‘favorecido’ em três oportunidades.


Os pênaltis citados a favor do rubro negro baiano foram marcados em jogos no Barradão, e, curiosamente, dois deles não resultaram em gol. Juan, veterano que voltou recentemente de lesão à equipe, desperdiçou as duas penalidades.

Lances – A primeira das três penalidades do Vitória aconteceu contra o Grêmio, na 13ª rodada do Brasileirão. Após cruzamento na área, Dinei caiu com o contato do zagueiro, e o árbitro Sandro Meira Ricci, que representou o Brasil na Copa do Mundo, apontou a marca do cal e Caio converteu. No mesmo jogo, que marcou o primeiro triunfo do Leão em casa, os gremistas reclamaram do outro gol, também marcado por Caio, que teria feito falta no lance.

O segundo ‘pênalti polêmico’ a favor do Leão aconteceu na 17ª rodada. Contra o Figueirense, o time de Ney Franco perdia por 1 a 0, quando, após um cruzamento, o zagueiro catarinense se jogou para cortar e a bola bateu no braço. Marcelo de Lima Henrique marcou, mas Juan bateu para fora.

O último dos lances citados foi contra o Flamengo, na rodada seguinte, e Juan desperdiçou de novo. Em jogada rápida na área, o zagueiro do time carioca levantou demais o braço, e a arbitragem, comandada por Anderson Daronco, deu pênalti. Dinei até tentou bater, mas o veterano lateral, que se destacou justamente pelo Flamengo, cobrou mal mais uma vez e desperdiçou a chance de empatar a partida.

Leão também foi vítima – Se por um lado o Vitória teve três penalidades ‘polêmicas’ a seu favor, dois pênaltis duvidosos foram marcados contra o rubro-negro, mas os adversários converteram as cobranças em gols.

Na 16ª rodada, diante do Coritiba, no Paraná, o atacante do time da casa recebeu na entrada da área e colocou na frente. No seguimento do lance, o zagueiro do Leão, Kadu, se chocou com o adversário durante a corrida, o suficiente para Dewson Fernando Freitas da Silva marcar pênalti.

No jogo contra o Flamengo, o pênalti marcado a favor do Vitória só aconteceu depois de uma penalidade ter sido apontada a favor dos cariocas. Em lance parecido com o que favoreceu o Vitória, a bola bateu na mão de Juan, dentro da área, e o atacante Alecsandro, cria do rubro-negro baiano, marcou o gol do triunfo carioca.


Nota originalmente postada dia 19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp