Esporte

Retrospectiva 2015: fatos mais importantes do futebol baiano

Publicado em 24/12/2015, às 00h59   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O ano de 2015 no futebol baiano se iniciou com os dois principais clubes do estado, Bahia e Vitória, focados no acesso à série A do Campeonato Brasileiro, após serem rebaixados para a segunda divisão na temporada passada.
O início de ano do Vitória foi muito complicado. Após eliminação do Baianão pelo Colo Colo e forte pressão exercida na Toca, o presidente Carlos Falcão renunciou ao cargo. Dias depois da saída do dirigente, Raimundo Viana foi eleito o novo mandatário do Vitória.
Na Copa do Nordeste, o fracasso se repetiu. O rubro negro foi eliminado pelo Ceará, algoz nos dois últimos anos no torneio. Por outro lado, o Bahia chegou à decisão do Nordestão, mas também caiu diante do Vozão, que ficou com o título da Copa do Nordeste.
Já no Campeonato Baiano, o Bahia, reverteu o placar de 3 a 0 da primeira partida da final contra o Vitória da Conquista e se sagrou campeão após uma goleada de 6 a 0 no jogo de volta, na Arena Fonte Nova, e levantou o troféu estadual pela 45ª vez. 
Na Copa do Brasil a dubla BaVi foi eliminada de forma precoce. O Tricolor foi desclassificado pelo Paysandu, em partida que marcou o retorno de Ávine aos gramados, enquanto que o Leão deu adeus ao torneio após empatar duas vezes com o Asa de Arapiraca.
Pela Série B do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vitória se mantiveram por bastante tempo no G-4, mesmo com apresentações irregulares. Com queda acentuada de rendimento, o Tricolor demitiu o técnico Sérgio Soares e deixou escapar o acesso à elite. Já o Leão conseguiu se reerguer, após um início de ano ruim, e conquistou a volta à Série A ao golear o Luverdense, em uma Fonte Nova lotada, para delírio dos milhares de rubro negros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp