Entretenimento

Popular grupo de k-pop é envolvido em investigação judicial por manipulação; entenda

Divulgação/BigHit Music
HYBE enfrenta novas acusações por manipulação de charts do grupo coreano  |   Bnews - Divulgação Divulgação/BigHit Music

Publicado em 05/05/2024, às 20h01   Cadastrado por Marco Dias



A HYBE, empresa controladora do grupo de k-pop BTS, enfrenta acusações de manipulação de charts musicais. As acusações são decorrentes de um caso judicial antigo envolvendo a antiga subsidiária da HYBE, a BIGHIT Music, e um indivíduo conhecido como Sr. A. A informação é do portal Pop Line. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em 2017, o Sr. A foi condenado a um ano de prisão por extorsão após ameaçar divulgar informações sobre práticas ilegais de marketing da BIGHIT. O tribunal concluiu que o Sr. A obteve 57 milhões de won (aproximadamente R$ 211 mil) da BIGHIT sob a ameaça de revelar informações sobre manipulação de charts e outras atividades ilegais relacionadas ao BTS.

Embora a BIGHIT tenha negado as alegações, o tribunal sustentou que as provas apresentadas pelo Sr. A, incluindo e-mails hackeados, comprovavam as práticas ilegais. O tribunal também observou que a própria BIGHIT contribuiu para a situação ao se envolver em "práticas de marketing não convencionais".

Em resposta às novas acusações, a HYBE se manifestou em comunicado oficial, afirmando que "houve várias tentativas organizadas para manchar e difamar o BTS". A empresa reiterou sua posição de 2017, negando qualquer envolvimento em manipulação de charts.

A HYBE também anunciou que tomará medidas legais contra o Sr. A e outros indivíduos envolvidos na disseminação das novas alegações.

Histórico de acusações contra o BTS

Essa não é a primeira vez que o BTS é acusado de manipular charts musicais. Ao longo dos anos, o grupo tem sido alvo de diversas críticas por parte de alguns setores da indústria musical, que questionam a origem do seu sucesso.

Em 2021, após o lançamento dos singles "Butter" e "Permission to Dance", os integrantes do BTS foram questionados sobre as alegações de manipulação de charts em uma entrevista.

Na ocasião, um dos integrantes do grupo argumentou que se a Billboard valoriza o streaming nas suas classificações, cabe à plataforma alterar suas regras e não penalizar os fãs por comprarem músicas e álbuns físicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp