Entretenimento

Entenda o que é hematoma subdural, emergência que levou Tony Ramos a passar por cirurgia no cérebro

Divulgação Globo
Ator de 75 anos teve sangramento intracraniano, na noite de quinta (16) e passou por cirurgia  |   Bnews - Divulgação Divulgação Globo
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 17/05/2024, às 12h07



Internado nesta quinta-feira (16), o ator Tony Ramos, de 75 anos, permanece estável, conforme informou o Hospital Samaritano por meio de nota. Ele foi submetido a uma cirurgia para tratar um hematoma subdural no início da noite. As informações são dos portais GLOBO e Quem.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

"O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural no início da noite de hoje (16/05). O estado de saúde do paciente é estável", diz a nota.


O Que é um Hematoma Subdural?


Um hematoma subdural ocorre quando há um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio, geralmente após uma pancada na cabeça. Esta condição pode ser grave e requer atenção médica imediata.

Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

O médico Wuilker Knoner, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, falou sobre a condição que acometeu o ator, que segue internado no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, ainda sem previsão de alta.

“Um hematoma subdural é um acúmulo de sangue entre a superfície do cérebro e a dura-máter, que é a camada externa das meninges, as membranas que envolvem e protegem o cérebro e a medula espinhal. Esta condição é frequentemente o resultado de uma lesão na cabeça e pode ser grave, pois o sangue acumulado pode aumentar a pressão intracraniana, causando danos cerebrais”, explica dr. Knoner.

Sintomas do Hematoma Subdural

Os sintomas de um hematoma subdural podem incluir:
- Dor de cabeça intensa
- Vômitos
- Fala arrastada
- Confusão mental

Em alguns casos, a condição pode ser assintomática, o que dificulta o diagnóstico precoce.

“Quando a causa é uma queda, muitas vezes o paciente não apresenta sintomas imediatamente. Isso é chamado de intervalo lúcido. Eles desenvolvem sintomas dias depois. Por isso, sempre que sentir sintomas neurológicos, como perda de memória, tontura ou fraqueza muscular, as pessoas precisam consultar um médico e tentar fornecer o máximo de informações possível sobre quando e como os sintomas começaram”, destaca o neurocirurgião.

Causas do Hematoma Subdural

Várias condições podem aumentar o risco de desenvolver um hematoma subdural, incluindo:
- Uso de medicamentos anticoagulantes
- Abuso de bebidas alcoólicas
- Idade avançada

Nos casos mais graves, um hematoma subdural pode levar ao coma.

Tratamento do Hematoma Subdural

O tratamento para um hematoma subdural pode variar dependendo da gravidade do caso. As opções incluem:
- Drenagem simples do hematoma
- Craniotomia
- Craniectomia descompressiva

Nos casos mais simples, o tratamento pode não requerer um procedimento cirúrgico, mas o acompanhamento médico é essencial para monitorar a recuperação.

 “O tempo que leva para se recuperar de um hematoma subdural varia de paciente para paciente. Somente o médico pode dizer o que esperar com base na sua situação específica. Algumas pessoas sentem-se melhor algumas semanas após o tratamento, enquanto outras podem nunca se recuperar totalmente”, finaliza dr. Wuilker.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp