Eleições

PT perde quatro representantes, mas continua com a maior bancada na Assembleia

Imagem PT perde quatro representantes, mas continua com a maior bancada na Assembleia
PSD se consolidou como o segundo partido com mais representações na Casa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2014, às 06h57   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

A diminuição da bancada petista na Assembleia Legislativa já era prevista por especialistas e também admitida como ‘provável’ pelos dirigentes estaduais do Partido dos Trabalhadores. Com o resultado da apuração das urnas neste domingo (5), a legenda deixou de ter 15 e passou a ter 11 cadeiras na Casa, a partir de 1º de janeiro.

Ainda antes do pleito, o presidente do partido na Bahia, Everaldo Anunciação, em entrevista ao Bocão News previu que a coligação para a eleição proporcional para deputado estadual provavelmente acarretaria em uma perda de representantes petistas na Assembleia.

“Se saíssemos sozinhos com certeza manteríamos o número ou até poderíamos aumentar, mas foi uma escolha feita. Temos consciência de que a diminuição da bancada é a possibilidade mais provável”, profetizou, há três dias, Everaldo Anunciação.

O PSD também perdeu um representante, mas manteve a segunda posição com oito deputados estaduais.  Ao Bocão News, o presidente da legenda, Otto Alencar, também reconheceu a dificuldade em manter a bancada com nove representantes. A previsão também se confirmou e o partido do senador da República contará com oito nomes a partir do ano que vem.

Quem tinha uma expectativa de aumento da bancada era o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, que enxergava nessas eleições um ‘excelente oportunidade’ para agregar novos representantes. Além de amargar as derrotas de Paulo Souto e Geddel na majoritária, o partido perdeu ‘musculatura’ na Casa Legislativa. Tem sete representantes e passará a ter seis.

O PP e o PDT acumularam cinco representantes. Com três, PSDB, PCdoB e PTN. Com dois PSC, PRB, PV, PRP, PSB. Com apenas um deputado estadual os partidos PROS, PR e PSL.



Publicada no dia 6 de setembro de 2014, às 15h12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp