Eleições

Bacelar sugere CPI das pesquisas após TV Bahia ser impedida de divulgar Ibope em Salvador

BNews/Vagner Souza
"Temos encontrado resultados díspares nas últimas pesquisas", diz candidato  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 30/10/2020, às 16h53   Victor Pinto e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato a prefeitura de Salvador, Bacelar (Podemos), promete pedir uma CPI das pesquisas eleitorais caso fique provado que está havendo manipulação dos dados que seriam divulgados na pesquisa Ibope, encomendada pela TV Bahia, nesta sexta-feira (30). O levantamento teve publicação suspensa após uma ação movida pelo candidato Pastor Sargento Isidório (Avante).

"A pesquisa é um instrumento importante para o fortalecimento da democracia. Infelizmente, temos encontrado resultados díspares nas últimas pesquisas aqui em Salvador. Eu, pessoalmente, não gosto da judicialização das eleições, mas se tivermos evidências  de manipulação dos dados, eu pedirei uma CPI", declarou Bacelar, ao BNews.

A decisão pela proibição foi proferida pelo juiz Antônio Mônaco Neto da 13ª Zona Eleitoral que atendeu o pedido do corpo jurídico da coligação "Vamos Cuidar de Gente", comandada por Isidório, e avaliou irregularidades na execução da pesquisa. O veto é inédito na Bahia e a multa em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.

A emissora impetrou com um Mandado de Segurança no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o objetivo de reverter a decisão. O caso será apreciado pelo juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes.

LEIA TAMBÉM

Major Denice vai na contramão de Isidório e defende divulgação da pesquisa Ibope

"Pesquisas eleitorais são uma fraude", dispara Rodrigo Pereira sobre embargo ao Ibope

Hilton Coelho sobre Ibope: "Pesquisas eleitorais devem ser vistas com reserva"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp