Eleições / Eleições 2022

Nova reunião entre PT, PSB, PCdoB e PV termina sem definição

DIvulgação/PSB
Bnews - Divulgação DIvulgação/PSB

Publicado em 11/02/2022, às 08h53   Redação BNews



A mais recente reunião entre membros do PT, PSB, PCdoB e PV, para discutir uma possível federação partidária, não foi suficiente para resolver os impasses que travam a adesão ao formato.


O presidente do PSB, Carlso Siqueira, apresentou um documento com oito pontos nos quais levavam o partido a ter mais espaço na gestão da federação. Até então, a divisão do organograma seguia uma regra de proporcionalidade:  27 nomes do PT, 15 do PSB, 4 do PV e 4 do PCdoB.


A sugestão do PSB, portanto, é considerar dentro dessa razão também o número de vereadores e prefeito, o que aumentaria a representatividade do partido. Outro ponto reivindicado é uma regra para permitir aos demais o veto às propostas.


Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman diz que as conversas estão "avançando" e que uma nova reunião acontecerá no próximo dia 20 de fevereiro.


"“Fizemos um debate sobre pontos apresentados. PV e PCdoB também têm divergências em relação a alguns pontos. Mas ficamos de levar para dentro dos partidos a discussão. Nada que não possa ser adequado. Teremos uma próxima reunião em dez dias”, declarou. As informações são do Congresso em Foco.


Articulações estaduais são os motivos da dificuldade em acomodar os partidos, como por exemplo São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A federação obriga lançar somente um candidato e não pode ser desfeita pelos próximos quatro anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp