Eleições / Eleições 2022

Candidatos à Presidência acenam para policiais e prometem valorizar carreiras

Zanone Fraissat/Folhapress
Os presidenciáveis apresentaram propostas de melhorias para os policiais  |   Bnews - Divulgação Zanone Fraissat/Folhapress

Publicado em 08/09/2022, às 07h21   Redação



O voto dos policiais está na mira dos presidenciáveis mais bem avaliados nas últimas pesquisas de intenções de voto. Segundo a folha de São Paulo, quatro presidenciáveis fizeram acenos para as forças de segurança nos seus respectivos programas de governo e prometeram valorizar as carreiras de policiais.

Apesar de reiteradas promessas a policiais federais, rodoviários e penais não cumpridas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) incluiu em seu programa de governo a ampliação e continuidade de investimentos nos órgãos de segurança pública e nas Forças Armadas, aperfeiçoamento dos planos de carreira e de remuneração.

Frustradas, as entidades publicaram, nos últimos meses, notas criticando o governo. Para elas, o presidente promove "descaso", "abandono" e "menosprezo" aos integrantes das forças de segurança por sinalizar e não efetivar a reestruturação.

Segundo a Folha de Sâo Paulo, “Lula acenou com a modernização das carreiras, qualificação e a autonomia dos peritos, valorização de profissionais e padronização de escalas e jornadas de trabalho”.

Assim como Lula, Ciro Gomes (PDT), citou a implantação do Sistema Único de Segurança Pública. O pedetista prometeu reestruturar as carreiras policiais, valorizando e reconhecendo o desempenho de quem atua no combate ao crime.

O programa de Ciro também citou a redistribuição do policiamento ostensivo a partir do mapeamento das regiões onde há maior ocorrência de situações violentas, de forma a privilegiar as populações mais vulneráveis.

Simone Tebet (MDB), por sua vez, falou em recriar o Ministério da Segurança Pública e em promover a integração das forças de segurança nacionais com base no Sistema Único de Segurança Pública.

Também defendeu fortalecer e valorizar as Forças Armadas e a Polícia Federal, reforçando seus papéis e suas atuações como instituições de Estado na defesa e na proteção do território nacional.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp