Economia & Mercado

Mercado: Saiba quais itens lideram as vendas para o Dia das Mães

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Estudo mostra que vendas cresceram em 2023 e tendem a aumentar este ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 03/05/2024, às 08h09 - Atualizado às 08h15



Comemorado no próximo dia 12 de maio, segundo domingo do mês, o Dia das Mães movimenta as vendas no e-commerce. De acordo com um levantamento realizado pela LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, entre os itens mais buscados pelos consumidores para presentear as mães estão roupas, calçados, acessórios, jóias, itens de beleza e eletrônicos. 

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Entre abril e maio do ano passado, houve crescimento de 19% no GMV transacionado, valores em vendas gerados por lojas online que utilizam as soluções das plataformas de gestão de e-commerce da empresa. Para este ano, com a economia mais aquecida e o menor desemprego, a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) é de que as vendas no setor cresçam em torno de 5%. 

Preparação para as vendas

Datas sazonais como Dia das Mães, dos Namorados, das Crianças e Natal, entre outras, são importantes oportunidades para micro e pequenos empreendedores alavancarem suas vendas, fidelizando e conquistando novos clientes.

Thiago Mazeto, diretor da Tray, plataforma de e-commerce, salienta que o empreendedor precisa se preparar com antecedência para aumentar o faturamento nesta época. “É importante que o lojista organize seu estoque, tenha uma estratégia de marketing que envolva promoções e vantagens para disputar o consumidor, e conte com uma plataforma que o integre aos principais marketplaces”, explica.

O desempenho do negócio também pode ser otimizado com a utilização de plataformas de Gestão, como o ERP, que permite ao vendedor operacionalizar todos seus canais de vendas – loja virtual e marketplaces – em um só local.

“O empreendedor consegue planejar todas as ações do negócio, desde margem de lucro a controle de vendas e estoque, além de ter a emissão de notas de forma simples e rápida, independente do canal de venda, podendo até ser automatizada”, explica Daniella Doyle, gerente de Marketing do Bling, plataforma de Gestão ERP.  

O planejamento do frete, em período em que a demanda é mais alta, deve ser pensado por quem vende online. “O frete é um dos principais fatores de decisão de compra pelo consumidor, sendo assim, datas com maior apelo emocional, como o Dia das Mães, são boas oportunidades de surpreender o cliente na entrega com um cuidado extra, como incluir um brinde de valor mais baixo, um cartão personalizado ou mesmo um cupom de desconto para compras futuras ajudam a transmitir uma ótima primeira impressão sobre o seu negócio, sem deixar de lado o cuidado com prazos e valores do frete", afirma Vanessa Bianculli, gerente de Marketing e Comercial do Melhor Envio, integradora de fretes.

O empreendedor também deve oferecer meios de pagamentos seguros e com variedade de opções. “O cliente quer facilidades e pouco atrito na hora de realizar o pagamento, além de métodos como cartão de crédito e pix, que hoje são os mais usados, e tudo isso com segurança contra fraudes e golpes”, salienta Monisi Costa, diretora Executiva de Payments & Banking da Vindi, plataforma de serviços financeiros. 

Live commerce ajuda aumentar as vendas

Uma das estratégias para atrair o consumidor neste período é a utilização das redes sociais e do live commerce. Segundo Pedro Rabelo, diretor geral da Bagy, plataforma de loja virtual, as ações realizadas em plataformas como Tik Tok, Instagram ou em loja virtual ajudam o consumidor em sua decisão de compra por um produto.

“A demonstração online, ao vivo, permite ao cliente experienciar de alguma forma as funcionalidades do produto e junto com as ativações como descontos, cashback e frete grátis, aumentam as chances de conversão de vendas”, explica.

Pesquisa recente realizada pela Octadesk, plataforma de atendimento com IA da LWSA, em parceira com o Opinion Box, o CX Trends 2024 mostrou o consumidor comprando cada vez mais online.

“O cliente está cada vez mais omnichannel, ou seja, realizando sua jornada de compras de forma não linear e em múltiplas plataformas. Dos entrevistados, 68% afirmaram ter realizado compras em lojas online, 66% em marketplaces e 64% em lojas físicas em suas experiências de compras no ano passado”, destaca Rodrigo Ricco, diretor geral e fundador da Octadesk. 

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