Economia & Mercado

Levantamento aponta canais mais utilizados para compra de presentes do Dia das Mães

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Levantamento objetiva traçar estratégias de publicidade mais eficazes  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 08/05/2024, às 10h52 - Atualizado às 11h05



O Dia das Mães, celebrado no próximo dia 12 de maio, é uma das datas mais importantes para o varejo nacional, gerando impacto nos diferentes canais de compra. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), publicado em 2023, a data registrou um aumento no volume de compras no segmento online, alcançando o crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior.

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A multinacional Logan fez um levantamento para identificar a forma mais eficaz de publicidade para alavancar as vendas durante a data.

Segundo Fábio Sant’Anna, Head of Sales da Logan Brasil, a evolução na jornada de compra para o consumidor é algo a ser levado em consideração desde a estratégia ao elaborar uma campanha publicitária, uma vez que, os consumidores que optam por comprar presentes pessoalmente em lojas físicas buscam uma experiência mais tangível, onde possam ver e tocar os produtos antes da compra, além de desfrutar do ambiente e atendimento presencial. Já aqueles que preferem comprar on-line buscam conveniência, variedade e praticidade, podendo comparar preços e produtos de forma rápida e eficiente.

“Nesse cenário, a publicidade desempenha um papel fundamental por atingir esses diferentes perfis de consumidores. A estratégia ideal para a data festiva envolve o uso inteligente de dados, para identificar e selecionar os públicos mais pertinentes para cada produto ou serviço e a escolha de formatos multicanais, que integram anúncios em diferentes plataformas. Dessa forma, a mensagem publicitária alcança os consumidores em diversos pontos de contato, aumentando a visibilidade e a relevância da campanha”, comenta o especialista.

Jornada de compra do consumidor para mapeamento de campanhas publicitárias 

Segundo o levantamento, 123 milhões de usuários mobile afirmam que irão comprar presentes no Dia das Mães - de acordo com a Super Small Data, plataforma de dados proprietários da Logan, pode-se entender a dimensão multicanal, seja nacional ou regionalizada, dos perfis de consumo de cada realidade de campanha, e acompanhamento da jornada de consumo.

Observando um exemplo prático no uso inteligente dos dados, no Brasil foram mapeados 123 milhões de usuários mobile que declararam que vão comprar presentes para o Dia das Mães neste ano, e nesse tipo de dispositivo, o impacto pode ser a qualquer momento. 

Impacto fora de casa: 86% - deste total, o impacto fora de casa é de 86% segundo a Fluxooh, plataforma proprietária da Logan que planeja e otimiza a veiculação de Data Driven OOH programático em toda a América Latina, levando em conta a dinâmica de movimentação dos IDs mobile pelas cidades.

Telas dentro de casa: 38% - quanto ao retargeting da mídia na grande tela dentro de casa, o alcance é de aproximadamente 38% do total do público segundo a Logan, que usa o IP do wifi residencial para determinar os dispositivos de TVs Conectadas, tais como: smart TV, smart box e console de videogames ligados. 

Vale salientar que ‘retargeting’ é a estratégia que traça o resgate e reengajamento de usuários que saíram do site sem concretizar uma compra.

“É essencial medir a jornada de consumo em cada canal ativado, utilizando ferramentas de análise de dados para compreender o comportamento do consumidor em cada etapa do processo de compra. Com essa inteligência, as marcas podem ajustar suas estratégias em tempo real, otimizando o desempenho da campanha e aumentando as chances de conversão. O Dia das Mães no Brasil em 2024 deve ser marcado por uma abordagem integrada de publicidade, que atenda às diferentes preferências dos consumidores e aproveite ao máximo os benefícios dos canais físicos e digitais”, destaca Fábio.

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